Topo

Brasileiros ganham 14 medalhas em competição internacional de matemática

Delegação de universitários brasileiros que participaram de competição na Bulgária  - Divulgação/OBM
Delegação de universitários brasileiros que participaram de competição na Bulgária Imagem: Divulgação/OBM

Do UOL*, em São Paulo

12/08/2013 13h51Atualizada em 13/08/2013 14h47

A delegação brasileira conquistou 14 medalhas na 20ª Competição de Matemática para Estudantes Universitários (IMC, na sigla em inglês), que terminou neste domingo (11), em Blagoevgrad, na Bulgária. 

Segundo a organização da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), os universitários brasileiros ganharam uma medalha de ouro, onze de prata e duas de bronze. Outros três brasileiros conquistaram premiações em representação de instituições estrangeiras.

Entre os representantes brasileiros, o melhor colocado foi Henrique Gasparini Fiúza do Nascimento, do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), quem alcançou o ouro com 49 pontos. Na classificação geral por equipes o ITA ocupou a 15ª posição. 

A edição de 2013 da competição reuniu 321 estudantes que representaram 72 instituições de ensino superior. A delegação brasileira foi composta por estudantes do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), IME (Instituto Militar de Engenharia), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), USP (Universidade de São Paulo), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). A equipe foi liderada pelos professores Samuel Barbosa Feitosa, de Salvador (BA), e Fábio Dias Moreira, do Rio de Janeiro (RJ).

O Brasil participa da competição desde 2003, conquistando desde então 99 medalhas, sendo uma de ouro especial , 16 de ouro, 31 de prata e 51 de bronze. Na última edição, estudantes da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio ficaram em 9º lugar. A participação brasileira na competição é organizada pela OBM. 

*Com informações da OBM e da Agência Brasil