Topo

Professores mantêm greve que já dura um mês na rede municipal do Rio

Do UOL, em São Paulo

06/09/2013 19h02Atualizada em 06/09/2013 19h50

Os profissionais da educação municipal do Rio decidiram em assembleia realizada nesta sexta-feira (6) manter a greve iniciada no início do mês passado. O próximo encontro da categoria será na terça-feira (10) às 14h – o local ainda será confirmado.

Os professores se reúnam a partir das 10h desta sexta em frente à prefeitura do Rio. Eles pedem melhorias na rede municipal de ensino.
Mais tarde, uma comissão do Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ) se reuniu com o prefeito Eduardo Paes, a secretária de Educação, Claudia Costin, e o secretário da Casa Civil, Pedro Paulo. 

As propostas do governo foram apresentadas para os profissionais que, em assembleia, decidiram manter a greve.

Negociação

Em nota, a prefeitura disse que durante a reunião de hoje foram acertados dois novos pontos e detalhados e aperfeiçoados outros cinco, que já constavam nos acordos anteriores.  "A Prefeitura se comprometeu com a aplicação de 6,75% sobre o vencimento corrigido da merendeira, servente, agente auxiliar de creche, copeira, inspetor de alunos e agente educador. Essa aplicação será em cima do reajuste já acordado anteriormente".

Além disso, a prefeitura diz que será publicado um edital de licitação, até o próximo dia 30 de setembro, para elaboração da carteira funcional para os servidores da educação.

Justiça

Na última segunda-feira (2), o desembargador Antônio Eduardo Duarte, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, concedeu uma liminar que determina a suspensão da greve da rede municipal. O sindicato informou entrou com um recurso no Tribunal de Justiça, por entender que a greve é um direito constitucional.