Topo

Governo chinês quer acabar com lição de casa para estudantes

Do UOL, em São Paulo

11/09/2013 14h08Atualizada em 12/09/2013 11h13

Na China, o ministério da Educação está tentando reduzir a lição de casa dos estudantes. O objetivo seria reduzir a pressão sobre os jovens, segundo reportagem da revista inglesa "The Economist".

  • 12211
  • true
  • http://educacao.uol.com.br/enquetes/2013/09/11/voce-acha-que-os-alunos-devem-fazer-licao-de-casa.js

A proposta apresentada em 22 de agosto prevê a proibição de lições de casa por escrito para todas as crianças abaixo de 12 anos e a retirada de provas para alunos de até nove anos. O texto ainda prevê que as escolas de ensino fundamental aumentem o número de atividades extraclasse, como visitas a museus e trabalhos manuais.

Por conta da intensa competição por vagas nas universidades e no mercado de trabalho, os estudantes chineses gastam horas com lição de casa todos os dias. A pressão sobre as crianças é fonte de constantes reclamações dos pais, segundo a reportagem da "The Economist". 

No entanto, os próprios pais têm sido contrários à redução das tarefas por temerem que os filhos percam chances de entrar na universidade.

A proposta tem sido alvo de diversas críticas nas redes sociais. O verdadeiro problema, segundo os críticos, seria o exigente sistema de seleção para as universidades, que aceitaria apenas os alunos com as melhores pontuações no exame nacional.