Topo

OAB divulga lista final de aprovados da 1ª fase do 11º Exame de Ordem

Do UOL, em São Paulo

17/09/2013 20h07Atualizada em 17/09/2013 20h19

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) divulgou, nesta terça-feira (17),  a lista final de aprovados no 11° Exame de Ordem da OABincluindo os resultados dos recursos interpostos. O exame aconteceu no último dia 18 de agosto. 

 
A segunda fase está prevista para dia 6 de outubro de 2013 e terá cinco horas de duração. Na segunda fase é cobrada a redação de uma peça profissional e aplicação de quatro questões discursivas sobre uma das seguintes áreas: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário

"Reaproveitamento" da 1ª fase

O Conselho Federal da OAB vai decidir se altera ou não os próximos Exames de Ordem. A ideia, que pode ser votada no próximo mês, pode ajudar o candidato que foi aprovado na primeira fase, mas não passou na segunda etapa.

"Se o candidato resolver fazer o exame outra vez, ele poderá ser liberado de prestar a primeira fase. Desse modo, ele teria mais uma chance para fazer a segunda etapa e poderia se dedicar a estudar apenas a matéria específica", afirma Leonardo Avelino Duarte, coordenador Nacional do Exame de Ordem Unificado da OAB.

Redução do número de Exames

Está em debate na Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado uma possível redução do número de provas anuais para a obtenção do registro para exercer a advocacia. Atualmente, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) aplica três provas por ano (cada uma com duas fases). O objetivo, segundo Leonardo Avelino Duarte, coordenador do grupo, é diminuir para dois exames a cada ano.

"A redução [do número de provas] se faz necessária para que haja mais tempo de correção. É uma medida de segurança para aprimorar a prova e melhorar a logística. Com dois exames, daria tempo de preparar melhor as questões, de fazer outras revisões. Hoje o calendário é muito apertado", disse o coordenador nacional do Exame de Ordem.