Topo

Eleição para a reitoria da USP é marcada para 19 de dezembro

Do UOL, em São Paulo

03/10/2013 20h06

A USP (Universidade de São Paulo) divulgou nesta quinta-feira (3) que a próxima eleição para composição da lista tríplice de chapas para a escolha do reitor e do vice-reitor será no dia 19 de dezembro.

Veja também

  • Christian von Ameln/Folhapress

    USP despenca em ranking global de universidades; confira as melhores instituições do mundo

  • Justiça de SP quer conciliação entre USP e alunos que ocupam reitoria

  • Dario Oliveira/Futura Press

    USP rejeita eleições diretas para reitor; alunos mantêm reitoria ocupada

A eleição será feita em apenas um turno em uma assembleia constituída pelo Conselho Universitário, Conselhos Centrais, Congregações das Unidades e pelos conselhos deliberativos dos museus e dos institutos especializados. No total, devem votar cerca de 2.000 pessoas.

Os candidatos a reitor e vice-reitor deverão fazer a inscrição prévia de suas candidaturas, em forma de chapa, entre os dias 7 e 14 de outubro. No dia 15, a Comissão Eleitoral divulgará às 14h a lista de chapas que tiverem seus pedidos de inscrição deferidos.

Os candidatos deverão deixar seus postos de chefia ou direção exercidos após a inscrição da candidatura. A consulta à comunidade universitária continuará a ser feita de maneira informativa, sem validade real para a eleição.

Eleições indiretas

Na última terça-feira (1º), o Conselho Universitário da USP rejeitou a proposta de realizar eleições diretas para reitor e vice-reitor da instituição no próximo pleito. No mesmo dia, estudantes e funcionários da universidade invadiram o prédio da reitoria.

Até a noite desta quinta, o grupo permanecia no local. Na quarta (2), a USP pediu à Justiça a reintegração de posse do prédio ocupado.

O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu na tarde desta quinta marcar uma audiência para tentar uma conciliação entre a instituição e os estudantes que ocupam o prédio.

O encontro foi marcado para o dia 8 de outubro, às 14h30, no prédio da 12ª Vara de Fazenda Pública.