Topo

Projeto reconta história da UnB por meio dos móveis e da arquitetura

Edgard Matsuki

Do UOL, em Brasília

05/10/2013 06h00

Um projeto realizado por alunos e professores da UnB (Universidade de Brasília) busca recuperar e contar sua história por meio dos móveis planejados na época da fundação da universidade. Os móveis são do estilo moderno, foram construídos no início da década de 60 e ainda podem ser encontrados em salas e corredores da universidade. 

O projeto, coordenado pelos professores Marcelo Mari e Alex Calheiros, tem como objetivo usar os móveis de estilo moderno para relembrar como era a UnB antes do regime militar. Todos os móveis da pesquisa foram criados entre 1961 e 1965.

De acordo com os pesquisadores, a criação de móveis estagnou depois que o governo militar assumiu o Brasil. O próprio registro das peças se perdeu no tempo. O primeiro levantamento de inventário da UnB é de 1971. Nesse período muita coisa já havia se perdido no tempo.

Grande parte das peças da pesquisa foi projetada pelo arquiteto Sérgio Rodrigues, um dos escolhidos por Darcy Ribeiro para planejar a universidade fundada em 1961. Outro nome considerado “um achado” pelos pesquisadores é o de Elvin Dubrugas. Muitas das obras remanescentes na universidade são deles.

“Quando o professor Zanine Caldas acabou sendo expulso da UnB em 1964, Elvin assumiu a marcenaria. Com isso, muito foi produzido por ele ou por seus alunos nas aulas”, diz Alex Calheiros.

Entre suas peças está uma mesa que tem o símbolo da universidade em seu desenho. Atualmente, a "mesa-símbolo" está sendo utilizada por alunos do curso de arquitetura. De acordo com Mari, um dos objetivos é justamente fazer outros móveis também serem utilizados na universidade: “Tem muita coisa que está em salas sem ser utilizada. Queremos que os alunos usem essas peças históricas”, afirma.

Ao final da pesquisa, deverá ser publicado um catálogo com as peças estudadas.