Enade

Cursos de jornalismo têm maior porcentagem de nota satisfatória no Enade

Mariana Tokarnia

Da Agência Brasil

Os cursos de jornalismo tiveram a maior porcentagem de desempenho satisfatório no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2012, 83% em todo o país obtiveram conceito acima de 3. Os cursos são seguidos de perto pelos de psicologia, 82,26% tiveram conceito satisfatório, e relações internacionais, 76,92%. O Enade segue uma escala de 1 a 5, onde 1 e 2 são conceitos insatisfatórios, 3 é satisfatório, 4 é bom e 5, ótimo.

Os resultados foram divulgados hoje (7) pelo Ministério da Educação (MEC). Por outro lado, os cursos com as maiores porcentagens de conceitos insatisfatórios (1 e 2) foram ciências econômicas (39,46%), tecnologia em processos gerenciais (35,96%) e administração (35,84%). Os cursos de direito, alvos de crítica quanto a qualidade, também estão entre os com as maiores porcentagens insatisfatórias: 33,02% obtiveram conceito 1 ou 2. Isso significa que dos 951 cursos avaliados, 635 foram considerados satisfatórios e, desses, 43 foram considerados ótimos (conceito 5). 

O exame avaliou estudantes concluintes de instituições públicas e privadas que cursavam administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, comunicação social, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também foram avaliados.

Em relação à localização, a maior porcentagem dos cursos satisfatórios está na Região Sul (77,62%). A região concentra também a maior porcentagem dos cursos com conceito 5 (6,27%). Ao todo, 1.372 cursos foram avaliados na região. É no Centro-Oeste que está a maior parte dos cursos insatisfatórios 40,59% dos 611 avaliados.

O Sudeste concentra, em número, a maior quantidade de cursos avaliados, 2.923. Desses, 68,73% são considerados satisfatórios. No Norte está a menor quantidade de cursos, 355, pouco mais da metade (58,87%) com conceito satisfatório. No Nordeste foram avaliados 1.045 cursos, 64,21% foram considerados satisfatórios.

O Conceito Enade é um dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira, que também leva em consideração corpo docente e infraestrutura da instituição. Em 2012, foram avaliados 7.228 cursos. Para o conceito, no entanto, foram consideradas 6.306 unidades de cálculo, pois uma mesma instituição pode ter mais de um curso na mesma área.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos