Topo

Termina sem acordo audiência para desocupação da reitoria da USP

Elaine Patrícia Cruz

Da Agência Brasil

08/10/2013 17h59

Veja também

  • Christian von Ameln/Folhapress

    USP despenca em ranking global de universidades; confira as melhores instituições do mundo

  • Dario Oliveira/Futura Press

    USP rejeita eleições diretas para reitor; alunos mantêm reitoria ocupada

Terminou nesta terça-feira (8) sem acordo a audiência de conciliação entre funcionários, estudantes, professores e representantes da reitoria da Universidade de São Paulo (USP). A reunião, que durou cerca de duas horas, ocorreu no prédio do Tribunal de Justiça, no centro da cidade, e foi mediada pelo juiz Adriano Laroca.

A ideia da audiência era chegar a um acordo para a saída do grupo de estudantes que ocupa a reitoria da universidade, desde o dia 1º do mês, em protesto por eleições diretas para reitor, votação paritária entre as três categorias (alunos, funcionários e professores) e fim da lista tríplice, que confere ao governador a escolha do reitor entre os três mais votados.

Durante a audiência desta terça-feira, os estudantes pediram a retirada do processo de reintegração de posse, solicitado à Justiça pela reitoria. A direção da universidade informou que não irá negociar enquanto os alunos não deixarem a reitoria. O juiz tem prazo de 48 horas para decidir sobre o pedido de reintegração de posse.

Os estudantes promovem na tarde de amanhã (9) um ato unificado na avenida Paulista, a partir das 16h, pedindo por mais democracia na USP.