Topo

Alunos fazem passeata para pedir eleições diretas na USP

Do UOL, em São Paulo

09/10/2013 18h17Atualizada em 09/10/2013 19h35

Cerca de 500 estudantes da USP (Universidade de São Paulo), segundo a PM, fizeram uma passeata na tarde desta quarta-feira (9) da avenida Paulista até a Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). Eles pedem eleições diretas para a reitoria da universidade.

O ato terminou por volta das 20h e uma assembleia geral foi marcada para amanhã às 18h na USP.

A concentração para a passeata começou por volta das 17h no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo) e chegou a fechar as avenidas Paulista e Brigadeiro Luis Antônio, segundo a CET-SP (Companhia de Engenharia de Tráfego).

O protesto contou com a participação de uma caravana de alunos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que protestam contra a presença da PM na universidade.

Reitoria ocupada

Mais cedo, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo decidiu negar o pedido de reintegração de posse da reitoria da USP. A decisão foi tomada pelo juiz Adriano Marcos Laroca após reunião de conciliação realizada ontem (8) entre representantes da USP, estudantes e funcionários.

O prédio foi invadido no dia 1º de outubro por estudantes que desejavam participar da reunião do Conselho Universitário em que foram decididas mudanças no processo de escolha do reitor. Os universitários pedem eleições diretas, voto paritário e o fim da lista tríplice na eleição para reitor.

Cerca de 1.000 funcionários trabalham nos dois prédios que estão ocupados por estudantes. Os funcionários estão trabalhando em outras unidades ou de casa (home office), segundo a assessoria de imprensa da USP.