Topo

UOL faz correção online comentada do Enem 2013 neste final de semana

Do UOL, em São Paulo

25/10/2013 11h43

Professores do Curso e Colégio Objetivo farão, no sábado (26) e no domingo (27), a correção online do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 aqui no UOL. O estudante poderá acompanhar, em tempo real, a resolução comentada de todas as questões e o padrão esperado para a redação da prova.

A correção começa logo depois do fim do exame (18h30 no sábado e 19h30 no domingo, no horário de Brasília). O UOL trará também a opinião de professores sobre as questões, a elaboração e o nível de dificuldade da prova.

Recomendações

No sábado e no domingo, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) recomenda que o inscrito chegue com uma hora de antecedência. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Em todo o país, deve se seguido o horário de Brasília. Não serão aceitos candidatos atrasados.

Os candidatos também precisam providenciar caneta preta -- de tubo transparente, como pedem os aplicadores da prova. É muito comum haver ambulantes nas portas das escolas. Mas, você vai se arriscar? Lápis, lapiseira e borracha estão proibidos.

Lembre-se também de deixar separados os documentos exigidos: identidade original com foto e o cartão de confirmação. Serão aceitos os seguintes documentos: cédula de identidade ou RG, emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação; carteira de trabalho e previdência social; certificado de reservista; passaporte; carteira nacional de habilitação com foto.

Se você não recebeu o cartão de confirmação -- ou perdeu esse documento --, pode imprimir uma segunda via pelo endereço sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova. Caso não lembre a senha de acesso ao sistema, o Inep disponibilizou um passo a passo para a recuperação de senha.

Controlar tempo da prova é segredo para bom desempenho no Enem; veja dicas

Segundo informações disponíveis na página do MEC, em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

Não se esqueça, o uso de telefones celulares e aparelhos eletrônicos dentro dos locais de prova é proibido. Os aparelhos devem ser guardados em sacos plásticos e colocados embaixo da cadeira. Logo, não é possível postar imagens das provas nas redes sociais. No ano passado, ao menos 65 candidatos foram desclassificados por publicarem fotos de dentro das provas nas redes sociais.

Endereços diferentes

Em Fortaleza, cerca de 400 candidatos receberam dois endereços diferentes do local de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013. O nome da escola, da rua e o número eram os mesmos no cartão que chegou pelo correio e na consulta pela internet, porém o nome do bairro estava diferente. De acordo com o Inep, o que vale é o endereço que está no site de consulta ao cartão de confirmação de inscrição.