Topo

Enem: estudante apresenta certidão de nascimento e é barrado na BA

Luiz Francisco

Do UOL, em Salvador

26/10/2013 16h43

Depois de ter entrado na Escola Politécnica da UFBA (Universidade Federal da Bahia), o estudante Lucas Souza, 18, foi impedido pelos fiscais de fazer a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) porque não apresentou um documento com foto. “Saí na correria e não levei a identidade. Apresentei minha certidão de nascimento, mas os fiscais não quiseram conversa”, afirmou o estudante, que pensa em fazer educação física.

Veja os atrasados

  • Lucas Rodrigues/UOL

    SP: Pai e filha chegam atrasados para o Enem 2013 e culpam trânsito

  • Marco Antonio Teixeira/UOL

    Candidata passa a noite estudando, não ouve despertador e perde Enem no Rio

  • Geraldo Bubniak/UOL

    Curitiba: Candidatos atrasados do Enem 2013 culpam mudança de ruas

Ao deixar a escola, o estudante reclamou pelo fato de “ter sido obrigado” a permanecer no campus da UFBA até o horário estabelecido pelo Ministério da Educação para os  candidatos deixarem as salas de provas. “O que me deu mais raiva foi ter de esperar tanto tempo sem poder fazer nada.”

Prova difícil

Os primeiros estudantes que deixaram o Colégio Central, em Salvador, consideraram a prova “muito difícil”. Neste sábado (26), eles tiveram que responder 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias e de 45 ciências da natureza e suas tecnologias. “A prova estava muito mais difícil do que a do ano passado. Pensei que ia ter muita coisa de atualidades, mas os organizadores do exame carregaram a mão em história”, afirmou Daniela Motta, 20, que pretende fazer direito.

A estudante Roberta Mendes, 20, que quer cursar publicidade e propaganda, teve a mesma opinião. “Não foi fácil, pelo contrário. Tinha muito texto interpretativo, enfim, foi muito cansativa (a prova)", disse.