Topo

Enem 2013 tem questões sobre história da África

Do UOL, em São Paulo

26/10/2013 19h18

Um dos destaques da prova de história do Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio) foram as referências à história da África. Das 17 questões da disciplina, quatro abordaram temas da cultura afro-brasileira.

O tema é obrigatório nos currículos do ensino fundamental e médio desde 2003. Segundo a Lei nº 10.639, o conteúdo programático das escolas deve incluir “o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à história do Brasil”.

“O aumento da cobrança de história da África é uma tendência e serve para forçar as escolas a colocarem o tema no currículo”, afirma Alex Barros, coordenador do curso pré-vestibular Poliedro.

Em uma das questões, o Enem abordou a representação da África em filmes americanos. Outras perguntas tratavam da herança cultural africana no Brasil e do apartheid.

Neste sábado (26), os 7,1 milhões de candidatos enfrentaram 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza.

Na prova deste sábado, havia questões sobre reforma agrária, protestos na Europa em 2011 e território palestino. Entre as 45 questões de ciências humanas, havia uma pergunta sobre a reforma agrária que confrontava um excerto de um texto do MST (Movimento Sem Terra) prol reforma agrária e outro texto contrário e favorável à existência de latifúndios com agronegócio. A questão pedia para analisar as distintas visões sobre a reforma agrária.

Outra pergunta abordava a questão palestina e trazia um texto de jornal que citava o fato de que, quando se acessava um site de buscas da Cisjordânia, em vez de "territórios palestinos", o Google escrevia agora "Palestina" logo abaixo do seu logo.

Domingo

No domingo, os candidatos farão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5h30, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas.

O MEC aumentou o rigor da correção das redações neste ano, textos que contarem com trechos desconectados com o resto da redação (como as que apresentaram receita de macarrão e trecho do hino do Palmeiras) vão receber nota zero. Até 2012, provas com esse perfil perdiam de 400 a 500 pontos.