Topo

Apesar dos "monstros" redação e matemática, domingo de Enem em Porto Alegre é mais tranquilo

Do UOL, em Porto Alegre

27/10/2013 12h48

O tempo seco de sol permite que, neste domingo, os candidatos ao Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio) que fazem prova no campus da Fapa (Faculdades Portoalegrenses), na zona norte de Porto Alegre, tenham momentos de relaxamento antes de entrar nas salas. Ao contrário de sábado, quando a forte chuva fazia com que se corresse para buscar um abrigo, hoje os vastos jardins arborizados estão repletos de estudantes que conversam tranquilamente.

E é nesse clima de calma que os amigos Gabriel Colombelli, 18, e Caroline Laureano, 17, aguardam o momento de entrarem para fazer o exame.

Este é o terceiro Enem que o jovem realiza. Ele, que sonha em fazer engenharia civil, acredita que se sairá bem neste domingo, já que tem facilidade com matemática. "Mas estou com medo é da redação", admite.

Já Caroline acredita que este segundo dia de provas será muito mais tranquilo do que o primeiro. "A prova deste ano está muito mais complicada do que as dos outros anos. Ontem minha maior dificuldade foi em biologia, mas hoje será muito melhor", acredita a candidata a uma vaga em engenharia química.

Portões fecham

Os portões dos locais de prova já estão abertos para o segundo dia do Enem. Os candidatos têm até as 13h (horário de Brasília) para entrarem e fazerem as provas. 

Neste domingo (27), os 7,1 milhões de estudantes enfrentarão uma prova de 5h30, com 90 questões de múltipla escolha sobre linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias e a redação.

Este ano, a redação terá correção mais rigorosa. Após textos com hino de time e receita de macarrão no ano passado, o MEC (Ministério da Educação) prometeu que redações com gracinhas e com trechos desconexos receberão zero

Veja também

  • Reprodução

    MEC elimina 24 candidatos que postaram fotos do Enem na internet

A correção também será mais exigente em relação a erros de ortografia, serão aceitos como excepcionais e sem reincidência. Em 2012, candidatos que escreveram "trousse" e "enchergar" em seus textos receberam nota máxima (1.000). 

Os primeiros alunos poderão deixar o local de prova após duas horas do início da prova. Nesse sábado, estudantes foram desclassificados por deixarem as salas antes do tempo mínimo. O candidato que quiser levar o caderno de provas terá que sair do local de prova na última meia hora do exame.

Os professores do Curso e Colégio Objetivo farão a correção online do Enem 2013 aqui no UOL a partir das 19h30 (horário de Brasília. Confira a correção comentada do 1° dia.

Primeiro dia de prova

No sábado, foram aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30. O primeiro dia de provas do Enem 2013 teve questões sobre reforma agrária, protestos na Europa em 2011 e território palestino

Durante a prova, candidatos voltaram a publicar fotos do Enem em redes sociais, como já havia acontecido ano passado. O MEC anunciou que 24 estudantes foram eliminados do exame por esse motivo.