Topo

Candidatos do Rio aprovam tema da redação do Enem 2013 e reclamam de matemática

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/10/2013 15h50

Um dos primeiros candidatos a sair, neste domingo (27), da PUC-Rio (Pontífice Universidade Católica do Rio de Janeiro), na Gávea, zona sul da capital fluminense, onde está sendo aplicado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o porteiro Antônio Renato da Silva, 29, usou experiências próprias para escrever sobre o tema proposta pela redação, os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil.

Veja também

  • Reprodução

    MEC elimina 24 candidatos que postaram fotos do Enem na internet

"Não dirijo, mas já fui parado algumas vezes em blitzes da Lei Seca quando estava com meus amigos. Acho a lei muito boa, a sociedade estava precisando. Nunca deixo meus amigos beberem e dirigirem", afirmou o candidato, às 15h15, ao deixar o prédio. "O tema foi ótimo porque tratou de um assunto do dia-a-dia. A redação foi a primeira coisa que eu fiz na prova de hoje", disse Antônio.

O porteiro, que fez o Enem pela segunda vez na vida --a primeira foi em 2003, quando ele encerrou o ensino médio--, diz que não estudou para a avaliação, mas pretende ser professor de matemática ou física. "A parte de matemática estava média, mas a de português e línguas estava um pouco mais difícil. Os textos são muito longos", comentou.

Já Alane Medeiros, 23, estreante no exame, disse que achou a redação tranquila e "fácil de desenvolver". "Mas na de matemática eu me ferrei. Chutei grande parte", declarou a candidata, que trabalha como gerente de lojas de roupas e disse não saber em que curso pretende ingressar.

Outra candidata que considerou a prova de matemática difícil foi Bruna Gomes, 20, que saiu do local de prova às 15h10. "Estava bem chata. Na minha sala ficou todo mundo com cara de apavorado, sacudindo a cabeça. Uns até abaixaram a cabeça e resolveram dormir", contou. Ela contou que usou praticamente o tempo mínimo para responder o exame porque ficou exausta com as 90 questões e a redação. "Chega uma hora que a cabeça não funciona mais."

Segundo dia de prova

Os candidatos têm até as 18h30 deste domingo (27) para responder as 90 questões de múltipla escolha das provas de linguagens e códigos e de matemática, além de escrever uma redação. 

Os professores do Curso e Colégio Objetivo farão a correção online do Enem 2013 aqui no UOL a partir das 19h30 (horário de Brasília. Confira a correção comentada do 1° dia.