Topo

Enem 2013: Tema da redação foi mais fácil que o do ano passado, dizem professores

Do UOL, em São Paulo

27/10/2013 17h57Atualizada em 27/10/2013 21h33

Os professores de redação de cursinhos pré-vestibulares ouvidos pelo UOL afirmam que os candidatos não devem ter dificuldades de fazer a redação deste ano do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O tema é "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil".

“Esse não foi um dos temas mais discutidos este ano, não era uma das apostas, mas é bem a cara do Enem, com um apelo de cidadania muito forte. A princípio, é um tema mais fácil que do ano passado”, disse o professor Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante. Em 2012, o tema foi "Movimento imigratório para o Brasil no século 21".

Veja como foi o Enem 2013

  • Reprodução

    Candidatos publicam fotos do Enem em redes sociais; MEC elimina 24 alunos

  • Eduardo Valente/Futura Press

    Lei seca no Brasil é tema de redação do Enem 2013

  • Danilo Verpa/Folhapress

    Veja os candidatos que chegaram atrasados nas provas do Enem 2013

De acordo com o professor, o exame deste ano esperava que o candidato tivesse um posicionamento consciente, que defendesse a responsabilidade pessoal e social do motorista.

“É uma proposta previsível, de cunho concreto e social, que permite ao candidato fazer várias abordagens. Ele poderia apontar bons resultados da lei e fazer projeções de melhorias”, disse a professora Ana Cláudia Spirlandelli, do Poliedro.

Entre as possíveis propostas de intervenção, a professora diz que os alunos poderiam destacar a importância de ações educativas para melhorar os resultados da lei, sugerir leis ainda mais duras e fiscalizações mais eficientes, ou ainda destacar a manutenção de ações que já deram certo.

Os dois professores disseram que o tema não foi difícil, porque a Lei Seca foi um tema amplamente discutido em sala de aula, neste e em anos anteriores, e que fez parte do cotidiano dos estudantes.

Correção

Este ano, a redação terá correção mais rigorosa. Após textos com hino de time e receita de macarrão no ano passado, o MEC (Ministério da Educação) prometeu que redações com gracinhas e com trechos desconexos receberão zero

A correção também será mais exigente em relação a erros de ortografia, que serão aceitos como excepcionais e sem reincidência. Em 2012, candidatos que escreveram "trousse" e "enchergar" em seus textos receberam nota máxima (1.000). 

Os professores do Curso e Colégio Objetivo farão a correção online do Enem 2013 aqui no UOL a partir das 19h30 (horário de Brasília. Confira a correção comentada do 1° dia.

Primeiro dia de prova

No sábado, foram aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30. O primeiro dia de provas do Enem 2013 teve questões sobre reforma agrária, protestos na Europa em 2011 e território palestino

Durante a prova, candidatos voltaram a publicar fotos do Enem em redes sociais, como já havia acontecido ano passado. O MEC anunciou que 24 estudantes foram eliminados do exame por esse motivo.