Topo

BH: Candidatos se dizem surpresos por "facilidade" do tema da redação

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

27/10/2013 17h17

O tema escolhido para a redação deste ano do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi considerado “fácil” por candidatos que fizeram provas do segundo e último dia de testes na unidade da PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), localizada no bairro Coração Eucarístico, região noroeste de Belo Horizonte. Alguns dos ouvidos pelo UOL chegaram a dizer que até se surpreenderam com a escolha feita pelos organizadores do Enem, com o tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”.

Diego Cézar, 26, disse que chutou 30% das provas deste domingo, mas em relação à redação, ele disse ter feito com “facilidade”. “Foi fácil o tema, foi de boa”, resumiu o candidato a uma vaga no curso de educação física.

A treineira Graziele Luiza Nascimento, 17, também considerou “tranquila”  a proposta para a redação deste ano. “Achei o tema bem fácil da redação. Mas a prova de matemática foi bem difícil”, disse ela, que pretende ingressar no curso de ciências sociais.

Guilherme Esteves, 20, disse que o tema proposto foi bem explicado pelo noticiário e, por acompanhá-lo, ele afirmou não ter tido problema para escrever sobre ele. “Tem reportagens direto sobre o assunto nos noticiários”, disse ele, que entretanto, reclamou de supostas pegadinhas contidas na prova de português. Ele pretende cursar ciências contábeis na PUC.

“Tema fraco”

A candidata Bruna Dutra, 25, foi mais longe e afirmou que considerou o tema “fraco”. “Foi bem tranquilinho. Achei o tema fraco. Não é um assunto para a relevância do Enem. Tinha muito mais coisas importantes para debater”, declarou. Ela pretende ingressar no curso de designer gráfico.

Já Daniel Victor, 22, achou o tema “interessante, no entanto, revelou que esperava um “tema mais atual”. “Achei que ia ser um tema mais atual, como o pré-sal, ou as manifestações que ocorrem no país”, descreveu o candidato a uma cadeira no curso de sistema da informação.

Gabriela Caroline, 18, confidenciou temor se o tema escolhido fosse sobre as manifestações que ocorrem desde junho deste ano em várias regiões do país. “Fiquei preocupada que caíssem temas como as manifestações. Mas o tema escolhido foi fácil de ser desenvolvido”, disse. Ela disse pretender uma vaga em no curso de dança na UFMG.

Os portões foram abertos por volta das 15h03 para que os inscritos começassem a deixar o campus da PUC. Eles não reclamaram de erros de impressão nas provas nem nos gabaritos.

Segundo dia de prova

Os candidatos têm até as 18h30 deste domingo (27) para responder as 90 questões de múltipla escolha das provas de linguagens e códigos e de matemática, além de escrever uma redação. 

Os professores do Curso e Colégio Objetivo farão a correção online do Enem 2013 aqui no UOL a partir das 19h30 (horário de Brasília. Confira a correção comentada do 1° dia.