Topo

Prova de matemática e enunciados longos são queixas do Enem em Porto Alegre

Gabriela Togni achou enunciados muito longos - Divulgação
Gabriela Togni achou enunciados muito longos Imagem: Divulgação

Do UOL, em Porto Alegre

27/10/2013 16h34

Vilã de todo concurso, a prova de matemática deixou más recordações para os candidatos que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo, na Fapa (Faculdades Porto-alegrenses), em Porto Alegre. "Difícil" e "muito complicada" foram os adjetivos mais usados pelos primeiros a terminarem o exame, nesta tarde.

As questões de exatas surpreenderam até quem está acostumado com os números. "Alguma coisa tive que chutar", admitiu o estudante de engenharia civil Anderson Toldo, 32. Aspirante a uma vaga na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), o candidato diz crer que a prova de hoje foi a mais difícil que já fez, a comparando com de vestibulares e de outros Enem. "A de matemática estava muito complicada, mas a redação, muito fácil."

"As questões tinham muito gráficos, estatísticas", reclamou Gabriela Togni, 18. A candidata, que sonha em fazer publicidade em uma universidade federal, desabafou: "Os enunciados tinham muito texto. Cheguei a ficar tonta no meio da prova."

Porém, Gabriela também elogiou o tema da redação, que classificou como "um assunto muito bom e fácil de escrever."

Já Amanda Almeida, 23, achou a prova de sábado mais difícil. Entretanto, as questões deste domingo se mostraram exaustivas. "Os enunciados eram enormes. Li todos e acabei perdendo tempo. A prova de matemática, a candidata, que busca uma vaga em contabilidade, diz ter achado mediana.

Segundo dia de prova

Os candidatos têm até as 18h30 deste domingo (27) para responder as 90 questões de múltipla escolha das provas de linguagens e códigos e de matemática, além de escrever uma redação.

Os professores do Curso e Colégio Objetivo farão a correção online do Enem 2013 aqui no UOL a partir das 19h30 (horário de Brasília. Confira a correção comentada do 1° dia.