Topo

Enem 2013: Redação será sobre as manifestações de junho, apostam candidatos

José Lázaro

Do UOL, em Curitiba

27/10/2013 00h02

Com correção mais rigorosa, a redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será aplicada neste domingo (27) em todo o país. Alguns estudantes ouvidos pelo UOL logo após as provas do primeiro dia apostam que o tema será a onda de manifestações de junho em várias cidades brasileiras.

Para Elly Mueller, 18, que deseja ser professora de português, “com certeza” o tema será as manifestações de junho, quando milhares de pessoas foram às ruas para pedir mudanças no transporte público do país. “Eu acompanhei tudo pelo noticiário e até quis ir em algumas passeatas aqui em Curitiba, mas eu fiquei com medo que desse alguma ‘treta’”, disse a jovem, que quer usar o Enem para ingressar num curso de pedagogia.

A estudante Carolina Finelli, 16, que participa do exame “só para treinar” em 2013, nem quis arriscar um chute. “É só para ter a experiência, então eu só li umas dicas que foram publicadas no jornal”, confessa.

Veja também

  • Reprodução

    MEC elimina 24 candidatos que postaram fotos do Enem na internet

Cassiano Yudi, 19, que faz o Enem só para obter o mínimo de 600 pontos exigidos para quem deseja uma bolsa no exterior pelo programa Ciência sem Fronteiras, também diz que não se preparou. “Eu manjo de redação. Minha área é ciência da computação, mas eu gosto disso e leio jornal todos os dias”, afirma Cassiano.

Os dois acham que as manifestações pedindo desconto nas passagens do ônibus em diversas cidades brasileiras podem ser um tema na prova de amanhã.

Eluan Araújo e Douglas Henrique, ambos com 17 anos, apostam que o tema da redação do Enem não será “tão óbvio”. “Eu diria que ou vai ser sobre a redução da maioridade penal, ou sobre a PEC das Domésticas”, palpitou Eluan. Os dois são amigos e leram artigos de jornal sobre esses assuntos, na esperança de acertar a pauta dos exercícios.

Nesse domingo, as provas terão questões de português, interpretação de texto, língua estrangeira, matemática e redação.