Topo

Estudantes que fizeram o Enem aguardam gabarito oficial

Yara Aquino

Da Agência Brasil

28/10/2013 16h46Atualizada em 31/10/2013 17h55

A expectativa dos estudantes, após as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no fim de semana, é pelo gabarito. Até quarta-feira (30), ele deverá ser divulgado na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os candidatos só vão ter o resultado final do exame na primeira semana de janeiro, de acordo com estimativa do Ministério da Educação.

Veja como foi o Enem 2013

  •  
  • Eduardo Valente/Futura Press

    Lei seca no Brasil é tema de redação do Enem 2013

  • Danilo Verpa/Folhapress

    Veja os candidatos que chegaram atrasados nas provas do Enem 2013

Para divulgar o resultado final é preciso concluir a correção das provas de redação e os corretores terão de avaliar os textos de cerca de 5 milhões de pessoas que fizeram o exame. Como no ano passado, os candidatos terão acesso ao espelho da correção apenas para fins pedagógicos.

O sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

No dia seguinte ao encerramento do exame, que foi aplicado no sábado (26) e domingo (27), estudantes ainda comentam o Enem nas redes sociais. Muitos avaliam que as provas foram difíceis e extensas. Sobre a redação, um dos itens que mais preocupa os candidatos, alguns consideraram o tema inesperado ou avaliaram que o assunto não era tão atual como se esperava. “Pensei em tantos temas como biodiesel, energia, espionagem dos Estados Unidos no Brasil... mas não!!! A Lei Seca”, diz um candidato em uma página do Facebook que reúne inscritos no Enem.