Topo

USP abre processo contra diretor da EACH por terra contaminada

Do UOL, em São Paulo

22/11/2013 15h45

A USP (Universidade de São Paulo) abriu um processo administrativo para apurar se o diretor licenciado da EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades), José Jorge Boueri Filho, tem responsabilidades sobre a terra contaminada que foi depositada no campus leste da universidade.

Ontem, a Justiça determinou que as aulas e as atividades administrativas devem ser suspensas em 30 dias na USP. Uma avaliação da Cetesb comprovou que o solo da EACH tem gás metano.

O processo contra Boueri  foi aberto no último dia 7 como resultado da sindicância realizada neste ano para apurar a origem da terra contaminada e sem certificação que foi usada no terreno da EACH. A comissão responsável pelo processo administrativo disciplinar tem um prazo de 90 dias para apresentar o relatório final.
  
O diretor está afastado do cargo desde o dia 19 de setembro por motivos de saúde, pouco tempo depois que professores e alunos entraram em greve – as aulas só foram retomadas após 50 dias de paralisação.

No último dia 19 foi realizado o processo eleitoral para a formação da lista tríplice para o cargo de diretor da EACH, que será encaminhada para o reitor da universidade. Ainda não há previsão para que o novo diretor assuma o cargo.

Multa

No último dia 31, a Cetesb multou a USP em R$ 96.869,35 por não ter solucionado o problema e por estabelecer prazos considerados insatisfatórios.

A universidade já tinha sido autuada no dia 2 de agosto por descumprir exigências da Cetesb para acabar com a contaminação do solo. Entre as exigências não atendidas, segundo a companhia, havia a instalação de sistema de extração de gases de todos os prédios, avaliações de risco à saúde, além de investigação ambiental detalhada do solo.