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Enem por escola 2012: quatro dos melhores colégios do PR são públicos

Do UOL, em São Paulo

26/11/2013 12h33Atualizada em 09/12/2013 11h25

No Estado do Paraná, das 21 escolas que obtiveram as melhores médias, 17 são particulares e quatro são federais. Para obter esse ordenamento, o UOL calculou a média das quatro provas objetivas do exame (linguagem, matemática, ciências humanas e da natureza). As notas do Enem por escola foram divulgadas pelo MEC (Ministério da Educação) nessa terça-feira (26).

Em primeiro lugar, aparece o Colégio Dom Bosco, com média de 690,16. Na segunda posição, vem o Colégio Positivo, com nota 663,97. Logo depois, vem o Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR (Universidade Federal do Paraná), com média 649,12.

Além do terceiro  colocado, o Colégio Militar de Curitiba, o Instituto Federal do Paraná e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Campos Mourão, foram os outros colégios públicos na lista.

VEJA OS 20 COLÉGIOS DO PARANÁ COM AS MELHORES NOTAS NO ENEM 2012

EscolaRedeTotal de alunosAlunos participantesMédia geral*
1º - Colégio Dom Bosco PRIVADA10598690,16
2º - Colégio PositivoPRIVADA275252663,97
3º - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA - SEPTFEDERAL2216649,12
4º - COLEGIO UNIVERSITARIO EDUCACAO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIOPRIVADA201151647,94
5º - COLEGIO BOM JESUS NOSSA SENHORA DE LOURDES - ED INF ENS FUND E MEDIOPRIVADA237220646,28
6º - MAXI COL - EDUC INF ENS FUND E MEDPRIVADA251172645,54
7º - COLEGIO MARISTA SANTA MARIAPRIVADA174164643,02
8º - COLEGIO BOM JESUS ED INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO SEDEPRIVADA396367640,40
9º - COLEGIO NOSSA SENHORA MEDIANEIRAPRIVADA108104640,27
10º - COLEGIO NOVO ATENEUPRIVADA1613639,98
11º - COLEGIO MILITAR DE CURITIBAFEDERAL130120639,57
12º - COLEGIO MARISTA PARANAENSEPRIVADA150132638,23
13º - COLEGIO PGD - ED INF ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIOPRIVADA5240635,66
14º - MARISTA DE LONDRINA COL ED INF E FUN E MEDPRIVADA9886634,78
15º - COLEGIO BERTONIPRIVADA5755634,46
16º - INSTITUTO FEDERAL DO PARANA - CAMPUS CURITIBAFEDERAL10194632,62
17º - COLEGIO BOM JESUS SAO JOSE DOS PINHAIS - EDUCACAO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIOPRIVADA3231632,56
18º - COLEGIO POSITIVO ENSINO MEDIO - UNIDADE VICENTE MACHADOPRIVADA765757626,13
19º - UNIVERSIDADE TECNOLOGICA FEDERAL DO PARANA - CAMPO MOURAOFEDERAL9557623,75
20º - SAO JOSE COL EDUC INF ENS FUND ENS MEDIOPRIVADA4135623,50
21º - COLEGIO EXPOENTE SUBSEDE IPRIVADA5248622,37
22º - COLEGIO INTEGRADO SONIA MARCONDESPRIVADA2923621,75
  • *O cálculo da média foi feito somando as notas das quatro provas objetivas e dividindo por quatro. A nota da redação não entra na soma, pois a correção não é feita com a TRI
  • ** O Colégio Dom Bosco e o Colégio Positivo não apareciam na primeira lista publicada pelo Inep no dia 26 de novembro
  • Fonte: MEC/Inep

Foram divulgados apenas os resultados das escolas com mais de 50% de participação dos alunos do 3º ano do ensino médio. O MEC não disponibilizou ainda a tabela completa com a informação da cidade em que estão localizadas as escolas.

Ranking nacional

O Estado de Minas Gerais tem seis escolas entre as 20 mais bem avaliadas. Na sequência, chegam os Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, cada um com cinco escolas cada um entre as mais bem avaliadas. 

Após revisão de nota do Inep, o topo do ranking ficou com o paulista Objetivo Colégio Integrado, que teve média geral de 740,81. O mineiro Colégio Bernoulli (Unidade Lourdes) aparece em segundo lugar, com média geral 722,15. Em seguida outra escola mineira, com nota 720,89, fica entre as melhores -- é o Colégio Elite Vale do Aço, que apareceu no ano passado em 2º lugar.

Após a divulgação dos dados pelo Inep em que foi notada a ausência de escolas tradicionais, 24 colégios entraram com pedido de reexame. Até a quarta-feira (27), o Inep acrescentou à lista três escolas, entre elas o Objetivo Colégio Integrado.

Uso do Enem por escola

Esse índice costuma ajudar a medir a qualidade do ensino básico das instituições e é bastante utilizado na escolha de escolas da rede privada. No entanto, especialistas fazem ressalvas sobre a utilização dessa métrica, porque é preciso analisar as condições das instituições que se pretende comparar. Por exemplo, não seria adequado comparar uma escola pública sem infraestrutura com uma outra escola, mesmo que seja pública em melhores condições.