Topo

Inep muda checagem e deixa escolas top fora do ranking do Enem 2012

Do UOL, em São Paulo

26/11/2013 21h42Atualizada em 27/11/2013 16h16

Cinco das dez escolas com as maiores médias do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 ficaram fora da lista geral divulgada nesta terça-feira (26) pelo MEC (Ministério da Educação). As escolas Objetivo Colégio Integrado (SP), Ari da Sá Cavalcante (CE), Instituto Dom Barreto (PI), Integrado de Mogi das Cruzes Objetivo Colégio (SP) e Santo Antônio (MG) não puderam nem saber a nota que tiraram no exame de 2012.

O erro poderia ter sido evitado, dizem as instituições, caso o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) tivesse mantido a checagem prévia de dados, como foi feito no Enem 2011.

"No ano passado, nós tínhamos uma senha para acessar os dados da escola antes e ver se existiam inconsistências", afirma a Vera Lúcia Antunes, do Objetivo de Mogi das Cruzes -- a 7ª melhor escola no Enem 2011. "Antes da divulgação das médias do Enem 2011 tivemos cerca de dez dias para conferir se o número de alunos e as médias estavam corretas", diz.

Enem 2012 por escola

  • Arte UOL

    Consulte a nota da sua escola e veja o ranking do seu Estado

Questionado por telefone e duas vezes por e-mail, o Inep não respondeu sobre o motivo da mudança na checagem prévia de dados. Segundo o instituto, as instituições ficaram de fora porque ?não atendem aos critérios de divulgação?. As escolas podem recorrer da média até o dia 4 de dezembro.

No topo

Primeiro colocado em 2011, o Objetivo Integrado, de São Paulo, ficou de fora da divulgação deste ano. "No nosso caso, o problema foi uma inconsistência entre o número de matriculados na escola (42) e o número de inscritos no Enem que diziam ser alunos do Objetivo Integrado (43)", afirma José Augusto Nasr, diretor do Grupo Objetivo.

O problema ocorre porque os alunos é que indicam o colégio que concluíram ou vão concluir o ensino médio. No caso do Objetivo Integrado, por exemplo, cinco alunos que não eram da escola preencheram incorretamente o formulário do Enem 2012. "Em 2011, também tivemos problemas desse tipo, mas eles foram corrigidos com antecedência, porque os dados foram enviados antes para as escolas", afirma Nasr.

O Objetivo pediu a correção das informações e diz que os seus dados devem ser divulgados pelo Inep até quarta-feira (27). A escola afirma que pediu os boletins de desempenho dos seus alunos e calculou a média geral: 740,81. Se os números forem confirmados pelo Inep, o Objetivo Integrado será novamente o primeiro colocado das escolas no Enem - até agora, a melhor média do exame de 2012 é do Colégio Bernoulli, de Belo Horizonte, de 722,15.

"Irresponsabilidade"

Também ficaram fora o Santo Antônio, de Belo Horizonte, e o Instituto Dom Barreto, de Teresina -- 9ª e 6ª maiores médias de 2011. "É uma tremenda irresponsabilidade do Inep. Protocolamos na manhã de hoje um pedido de posicionamento sobre a divulgação dos dados", disse o frei Jacir de Freitas, diretor e coordenador pedagógico do colégio Santo Antônio.

Em Fortaleza, o colégio Ari de Sá Cavalcante não sabe o que motivou a sua saída da lista das notas divulgadas hoje pelo Inep. O colégio teve a 5ª maior média no Enem 2011. Ao UOL, eles informaram que, durante a checagem prévia de 2011, perceberam um erro na participação de alunos na prova e pediram a correção -- o que foi feita antes da divulgação oficial das notas.

O Ari de Sá, o Santo Antônio e o Objetivo Integrado de Mogi já enviaram ofícios ao Inep, mas ainda não receberam um posicionamento oficial sobre a falha na divulgação das notas. Os responsáveis pelo Dom Barreto não foram encontrados para comentar o caso.

As instituições dizem que tiveram mais de 10 alunos e mais de 50% dos estudantes inscritos no Enem 2012. Além disso, elas podem ter saído da lista por incompatibilidade de informações entre o Enem e o Censo Escolar. Neste caso, o erro poderia ter sido corrigido pelas escolas, caso os dados fossem divulgados com antecedência para checagem, como foi feito em 2011 pelo Inep.