Topo

Alunos de escola pública do interior de SP ganham competição de matemática

Alunos da Escola Estadual Prof Astor Vasques Lopes ganham prêmio em jornada de matemática - Gilberto Marques/Secretaria Estadual de Educação
Alunos da Escola Estadual Prof Astor Vasques Lopes ganham prêmio em jornada de matemática Imagem: Gilberto Marques/Secretaria Estadual de Educação

Cristiane Capuchinho

Do UOL, em São Paulo

14/12/2013 04h00

Afiados em resolver cálculos de cabeça, sete alunos da escola estadual Professor Astor Vasques Lopes, de Itapetininga (a 166 km da capital), levaram o prêmio máximo da Jornada de Matemática. Os estudantes de 5° ano do ensino fundamental participaram da competição nessa sexta-feira (13). 

Na escola de ensino fundamental, a matemática é trabalhada com jogos e desafios entre as turmas de diversos anos. No intervalo, por exemplo, é feita uma gincana diária com problemas de tabuada. O aluno vencedor da semana recebe um mimo para estimular o estudo. 

A professora Maria Aparecida Correia de Freitas comemorou o sucesso da escola, que pela terceira vez chega à final da Jornada, que reúne alunos de escolas estaduais do 5° ano de todo o Estado de São Paulo. "Os alunos começam a gostar e ver que matemática não é um bicho de sete cabeças, pode ser prazerosa", afirma. 

Os professores da escola também apresentam os conteúdos de matemática com atividades do cotidiano e problemas dentro e fora da sala de aula. Para Maria Aparecida esse é o segrego da unidade. 

"Trabalho com jogos, com desafios. A sala fica mais bagunçada, mas tem que diversificar as atividades, sair um pouco daquela rotina", considera. "Minha escola é de periferia, eu não tenho grandes incentivos de pais. Mas com essas competições, os demais alunos veem e ficam com vontade de participar também e começam a se esforçar mais." 

Lógica da diversão

O resultado são crianças que sentem prazer em uma das disciplinas mais temidas do currículo escolar.

"Acho que gosto de matemática desde o primeiro ano", conta Samuel Facchetti de Matos, 11. O jovem conta que faz conta o tempo todo em casa para treinar para os desafios: "calculo troco de cabeça, faço adição, subtração. Calculo quanto vai sobrar".

A técnica é usada também por Letícia Victoria Schimith Machado, 11, que disse estar muito feliz com o prêmio por saber que seu pai ficaria orgulhoso. 

Os sete estudantes vencedores da Jornada, organizada pela Secretaria de Educação de São Paulo, ganharam um tablet e livros para continuarem sua jornada pessoal de estudos.