Topo

MEC divulga segunda chamada do Sisu 2014; matrícula começa dia 31

Do UOL, em São Paulo

27/01/2014 09h16

O MEC divulgou, nesta segunda-feira (27), a segunda chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2014. A matrícula dos aprovados será realizada entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro na instituição de ensino para qual o candidato foi convocado. 

Aprovados no Sisu

  • Arquivo pessoal

    Com melhor nota do Sisu, mineira espera lista da USP para 'realizar sonho'

  • Arquivo pessoal

    Após rotina de 12 horas de estudo, aluno consegue 4ª melhor média do Sisu

  • Danilo Verpa/Folhapress

    Cotista carente recebe doações e poderá se matricular em Sergipe

As inscrições para a lista de espera também serão realizadas a partir de hoje, no portal do Sisu. O cadastro estará aberto até as 23h59 do dia 7 de fevereiro. O estudante só poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente à primeira opção.

Não poderá participar da lista de espera o candidato que tenha sido convocado para o curso de primeira opção em qualquer uma das chamadas regulares. 

A lista de espera será utilizada para preenchimento das vagas não ocupadas nas duas chamadas regulares do Sisu. A ocupação das vagas será feita segundo critérios definidos em edital próprio de cada instituição participante. 

2,5 milhões de inscritos 

O Sisu selecionou neste ano candidatos para 115 instituições de ensino superior públicas e ofereceu 171.401 vagas.

O sistema registrou 2.559.987 inscritos, segundo dados apresentados pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O número total de inscrições no sistema foi 4.988.206 - cada candidato poderia fazer duas opções de curso.  

Entre os cursos que selecionam 100% dos seus alunos pelo Sisu, arquitetura e urbanismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo teve a maior concorrência, com 312 alunos por vaga. Em seguida, aparece medicina da Federal do Acre, com 210 candidatos por vaga. O terceiro lugar é ocupado por medicina na Federal de São Carlos, com 197 estudantes por vaga.

De acordo com o ministro, os Estados que tiveram maior número de inscritos foram Minas Gerais, Rio de Janeiro e Ceará. As instituições com maior volume de inscritos foram UFC (Universidade Federal do Ceará), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e UFBA (Universidade Federal da Bahia).