Topo

Justiça nega reabrir USP Leste e dá prazo de 40 dias para regularização

Do UOL, em São Paulo

26/02/2014 10h14Atualizada em 19/03/2014 09h03

A Justiça de São Paulo negou ontem (25) a retomada das atividades no campus da EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades), conhecida como USP Leste, e deu um prazo de 40 dias para as regularizações necessárias. O local está interditado desde janeiro por problemas ambientais.

LEIA MAIS

  • Investimento na USP Leste por aluno é metade do gasto por estudante da Poli

  • Sem aulas, USP Leste aguarda análise do MP para liberação de campus

  • Isso aconteceria no Butantã?, questiona mãe de aluna da USP Leste

As aulas deveriam ter retornado no dia 17 deste mês, junto com as outras unidades da USP, mas ainda não começaram. 

Segundo a decisão da juíza Laís Helena Bresser Lang Amaral, da 2ª Vara de Fazenda Pública, "pelo que se observa dos pareceres técnicos juntados pela ré [USP], ainda se mostram incipientes as medidas tomadas, visando à reparação dos riscos que motivaram a decisão liminar". 

O Ministério Público Estadual já havia dado parecer contra a liberação do campus da USP Leste. Segundo o documento enviado à Justiça, não é possível afirmar que está afastado o risco de explosões no local, contaminado por gás metano e óleos minerais cancerígenos. O pedido de reabertura havia sido feito pela USP.

Já a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que "os últimos dados de medição dos gases na área continuam não constatando uma situação de risco iminente", mas é necessário o sistema para remover o metano. De acordo com a USP, já foi contratada a instalação de chaminés e são providenciadas bombas de extração de gases para a unidade.

Histórico

Apesar de os problemas ambientais serem antigos na EACH, o caso só veio à tona em setembro do ano passado, depois que a USP foi autuada pela Cetesb e os professores e alunos começaram uma greve que durou 50 dias.

Em outubro, a Cetesb multou a USP em R$ 96.869,35 por não ter solucionado o problema ambiental e por estabelecer prazos considerados insatisfatórios. Em seguida, foi a vez de a Justiça determinar a interdição do campus, medida que foi cumprida no início de janeiro deste ano.

A reitoria diz que estuda possibilidades de usar outros prédios para que as aulas sejam retomadas no dia 10 de março na EACH, caso o campus não seja liberado pela Justiça.