Topo

Para prevenir miopia, escola da China adota carteiras com barras

Do UOL*, em São Paulo

12/03/2014 10h40Atualizada em 14/03/2014 18h37

Uma barra de ferro de cor laranja é responsável por manter a cabeça dos estudantes na distância mais saudável dos livros. Com isso, o diretor da escola Zhang Lin, Zhang Jianming, espera prevenir a miopia nos pré-adolescentes que estudam ali.

Uma das 42 salas está experimentando o novo equipamento. Segundo reportagem publicada no site do tabloide britânico "Daily Mail", cerca de 41% dos estudantes da escola primária usam óculos e 90% terão problemas de visão quando terminam os estudos do ensino médio. 

Segundo o pesquisador australiano Ian Morgan, os estudantes deveriam ser expostos à luz solar para a manutenção da saúde escolar. Já o especialista Ren Weibing acha que a preocupação deveria ser com a exposição às telas dos computadores e das televisões.Nenhum deles, na reportagem do periódico britânico, confirma ou nega a eficiência do método.

As barras foram fornecidas por um centro de saúde que atua justamente na prevenção da miopia - Wuhan Youth Poor Eyesight Prevention Center. A escola fica na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei, localizada no centro do país.

*Com informações do chinaSMACK e china.new