Topo

Governo do DF pede que polícia investigue uniforme com erro de português

Reprodução Facebook
Imagem: Reprodução Facebook

Do UOL, em São Paulo

17/03/2014 20h53Atualizada em 18/03/2014 15h50

A Secretaria de Educação do Distrito Federal encaminhou na tarde desta segunda-feira (17) um ofício à Polícia Civil com um pedido de investigação sobre a origem de uniformes escolares com erro de português. Até agora, a secretaria já identificou mais de 20 camisetas em que a palavra ensino aparece escrita com "C".

"Encontramos fortes indícios de fraude nessas camisetas. Elas divergem das cerca de 3.000 distribuídas para essa escola. Há divergência de fontes, da disposição da imagem e da intensidade das cores", afirmou o subsecretário de infraestrutura e apoio educacional, Marco Aurélio Soares Salgado.

As peças foram distribuídas no Centro de Ensino Médio 01, em Brazlândia.

A Polícia Civil só deve se manifestar sobre o caso amanhã, já que ainda não foi notificada oficialmente do pedido da secretaria.

$escape.getH()uolbr_geraModulos($escape.getQ()embed-lista$escape.getQ(),$escape.getQ()/2014/outros-erros-1395070570678.vm$escape.getQ())

O caso ganhou repercussão na última sexta-feira (14), quando a imagem de uma camiseta de uniforme escolar com erro de português publicada nas redes sociais causou polêmica.

A camiseta com erro ortográfico da imagem foi entregue ao estudante Maykon Douglas, 18, há cerca de duas semanas. O uniforme escolar tem o símbolo da Secretaria de Educação e segue o padrão adotado pelas escolas públicas do Distrito Federal neste ano, com a imagem do estádio Mané Garrincha --em comemoração à realização da Copa do Mundo.

O uniforme escolar do Distrito Federal é produzido pela Fábrica Social, centro de capacitação do governo. No entanto, em nota divulgada no último sábado (15), a Fábrica Social nega ser responsável pelo uniforme com erro de português distribuído na instituição de Brazlândia.

"Entregamos 2.889 camisetas nessa escola feitas pela Fábrica Social, todas elas feitas com uma única tela de serigrafia. Não é crível que apareça uma, duas ou dez camisetas com erros em meio a todas", disse Salgado.