Topo

Curso de estatística da USP é o mais visto em plataforma gratuita de EAD

Do UOL, em São Paulo

28/03/2014 13h28

O curso online sobre probabilidade e estatística ministrado pela USP (Universidade de São Paulo) foi o mais visto no portal Veduca, responsável por disponibilizar cursos universitários gratuitamente, desde o lançamento das aulas em junho do ano passado. A plataforma oferece 289 cursos em 21 áreas de conhecimento.

De acordo com o levantamento da empresa, o curso recebeu 31.330 inscrições até o momento. Ao todo, são 15 horas de aulas online e o interessado poderá conseguir um certificado gratuito do curso. Para isso é necessária a inscrição e a aprovação em uma prova presencial realizada posteriormente. 

O segundo colocado no ranking foi o de física básica, também da USP, com 21.628 inscrições desde junho de 2013. A disciplina tem 21 horas de aulas online sobre o estudo e análise do movimento e repouso dos corpos, sua evolução no tempo e seus deslocamentos, sob a ação de forças, e seus efeitos subsequentes sobre seu ambiente.

O curso de ciência política da Universidade de São Paulo, o primeiro Mooc (sigla em inglês para curso online, grátis e em larga escala) lançado na área de humanas, registrou a participação de 20.471 estudantes. As aulas envolvem conceitos sobre partidos políticos, opinião pública e o poder da Constituinte.

A pós-graduação (MBA) em engenharia e inovação da USP e da Universidade Federal de Santa Catarina (14.056); e o curso de bioenergética da UnB (Universidade de Brasília) completam a lista dos cinco com maior número de inscrições até hoje.

O MBA é focado no desenvolvimento da liderança dos estudantes. Ao final, o Veduca, em parceria com o Centro Universitário UniSEB, emitirá certificação mediante ao pagamento do curso. De qualquer forma, as aulas estarão disponíveis gratuitamente para quem não deseja o certificado.

Nas aulas de bioenergética, os estudantes podem acompanhar as transformações permitidas e quais são as proibidas; como o organismo escolhe, entre várias transformações possíveis, aquelas que levam ao crescimento e à multiplicação; como as leis da termodinâmica moldam as possibilidades do ser vivo.

De acordo com a companhia, o site Veduca conta com 321 mil estudantes cadastrados. No portal é possível assistir aos vídeos dos cursos sem a necessidade de inscrição prévia, porém o estudante não pode participar de fóruns e nem fazer anotações dentro do sistema.

Confira abaixo os com o maior número de inscrições:

  1. Probabilidade e estatística, da USP: 31.330 inscritos;

  2. Física básica, da USP: 21.628 inscritos;

  3. Ciência política, da USP: 20.471 inscritos;

  4. MBA engenharia e inovação, USP e Universidade Federal de Santa Catarina: 14.056 inscritos;

  5. Bioenergética, da UnB: 12.710 inscritos;

  6. Capacitação em Google Adwords, do Google: 11.608 inscritos;

  7. Ética, da USP: 4.177 inscritos;

  8. Eletromagnetismo, da USP: 2.138 inscritos.

 

Mais acessados em 2014

O levantamento também destaca os cursos mais acessados em 2014 independente do número de inscritos.

Veja a lista com os dez mais acessados desde janeiro:

  1. Capacitação em AdWords (Google Expert:Training Day), do Google
  2. Ciência política, da USP 
  3. Gestão de projetos, parte do MBA em Engenharia e  Inovação
  4. Probabilidade & Estatística, da USP
  5. Física básica, da USP
  6. Bioenergética, da UnB
  7. Aprendizagem e utilização de plataformas digitais, parte do MBA em Engenharia e  Inovação
  8. Ética e justiça: O que é o certo a fazer, de Harvard (EUA)
  9. Escrita científica: Produção de Artigos de Alto Impacto, da USP
  10. Anatomia geral humana, de Berkeley (EUA)