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Crianças com mais de dois irmãos têm pior desempenho em sala de aula

Do UOL, em São Paulo

09/04/2014 11h13

Um levantamento realizado pela Universidade de Melbourne, Austrália, indica que crianças que possuem dois ou mais irmãos têm maiores dificuldades no processo de aprendizado do que aquelas com um ou nenhum. As informações do tabloide britânico "Daily Mail".

De acordo com o estudo, os alunos com famílias numerosas foram até 5% piores em testes de leitura e matemática. Para os pesquisadores, os resultados somam forte evidência da relação quantidade-qualidade na criação dos filhos.

A pesquisa contou com a participação de 1.800 crianças com idade entre oito e 11 anos e seus resultados serão apresentados na conferência anual Royal Economic Society.

“Desvantagens educacionais para crianças de famílias de maiores ocorrem - e o efeito é maior nos meninos do que em meninas. O tamanho de uma família é uma questão muitas vezes negligenciada na discussão dos resultados educacionais”, Julie Moschion, coautora do estudo, que apontou ainda que professores também observam desvantagens educacionais em alunos com muitos irmãos.

Quando os pais foram convidados a darem suas opiniões sobre as habilidades dos filhos em relação aos colegas de classe, eles tentaram minimizar os efeitos do tamanho da família.