Topo

Vazamento de material químico faz universidade evacuar prédio no PR

Osny Tavares

Do UOL, em Curitiba

15/04/2014 17h04

Um dos prédios da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foi isolado no final da manhã desta terça-feira (15) após o vazamento de 250 ml de bromo, um elemento altamente tóxico. O acidente ocorreu no laboratório de pesquisa do Departamento de Química e Biologia da instituição, no bairro Ecoville, em Curitiba, durante uma atividade de estudos. Ninguém se feriu.

Após o vazamento, os Bombeiros foram acionados e evacuaram todo o bloco C, que abriga o laboratório. O produto foi neutralizado com a aplicação de reagentes, em uma operação que durou duas horas. Por ser altamente volátil e de fácil contaminação, o prédio de quatro andares permanecerá fechado até a manhã de quarta (16) e as aulas estão suspensas. Os outros blocos seguem com as atividades normais.

O bromo é um halogênio encontrado em estado líquido a temperatura ambiente. É instável, denso e altamente tóxico. Em contato com a pele ou inalado, pode causar a morte ou problemas imediatos de saúde, como inflamação severa na pele e irritação intensa nos olhos e na garganta.