Topo

Alunos de MG recebem caderno com erros na letra do Hino Nacional

Contracapa do caderno recebido pelos alunos da rede municipal de Vespasiano (MG) - Arquivo pessoal
Contracapa do caderno recebido pelos alunos da rede municipal de Vespasiano (MG) Imagem: Arquivo pessoal

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

16/04/2014 17h23Atualizada em 16/04/2014 18h07

Alunos da rede pública municipal da cidade de Vespasiano, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, receberam da prefeitura cadernos contendo erros de grafia em algumas palavras do Hino Nacional. A letra do hino foi impressa na contracapa do material.

Na impressão, por exemplo, a palavra "flâmula" virou “fâmula”. As palavras “flores" e “florão” também apareceram sem a letra 'l'. Já as palavras "filho" e "desafia" foram escritas sem a letra "i".

A assessoria da prefeitura não informou a data na qual o material foi entregue aos alunos, mas o UOL apurou ter sido no final do mês de março, já com o ano letivo em curso desde fevereiro.

A prefeitura lamentou o erro e disse que ele foi detectado no decorrer da entrega do material, que foi produzido ao custo de R$ 280 mil. Ao todo, 55 mil cadernos foram confeccionados.

“Nas provas enviadas pelo fornecedor a transcrição do texto estava correta”, afirma a nota distribuída pela assessoria. Ainda de acordo com o texto, em razão de “compromisso" firmado com todas as escolas, o material foi distribuído, mas com “ressalva” feita aos diretores das unidades de ensino: “Que distribuíssem um hino correto e orientassem os alunos quantos aos erros. E assim foi feito”, informou a nota.

A prefeitura disse ter notificado o fabricante no dia 4 deste mês para que um encarte seja produzido corrigindo os erros “sem nenhum custo para o município”. O material deveria ser corrigido em 15 dias. O setor não informou, no entanto, qual o nome da empresa nem qual teria sido a modalidade de escolha dela. Aproximadamente 16 mil alunos estão matriculados na rede pública de ensino municipal da localidade mineira.