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Páscoa nas escolas de SP tem caça ao tesouro e alunos na cozinha

Do UOL, em São Paulo

19/04/2014 06h00

Para comemorar a Páscoa, alunos de uma Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) foram para cozinha fazer bombons de chocolate, enquanto os do Colégio Humboldt saíram pelo jardim a procura dos ovos escondidos pelo coelho. A Páscoa das escolas em São Paulo teve ainda redações, leituras e descobertas sobre a celebração a partir de diferentes culturas e religiões.

Na Emei Gabriel Prestes, os alunos de cerca de 5 anos vestiram avental e touca e colocaram a mão na massa. O resultado foi muita diversão e uma bandeja de bombons de chocolate para comemorar a Páscoa. “Não quis enfocar o ovo de Páscoa, queria mostrar que o importante é poder dividir com a família qualquer alimento que tiver em casa”, diz a professora Sandra Farah.

Ela conta que além de desenvolver a autoestima dos alunos e ajudá-los a trabalhar em grupo, a receita é uma forma de ampliar o vocabulário das crianças. “Vamos treinando com que letra se escreve alguns ingredientes do prato que vamos preparar”, afirma. Na Emei Dona Ana Rosa de Araújo, a professora fez outra receita, o pão de Páscoa.

No Colégio Humboldt, de educação bilíngue português/alemão, as crianças também foram para a cozinha, onde produziram (e experimentaram) pratos típicos da culinária germânica, como pães e biscoitos doces. Além de botar a mão na massa, os pequenos receberam o coelhinho, que escondeu ovos no jardim da escola.

“Essa é uma tradição que vem que da idade média, quando as pessoas pintavam os ovos cozidos e depois escondiam no caminho da igreja para as crianças encontrarem”, diz Nora Machalous, coordenadora e professora de alemão do Humboldt. Em outra atividade, os alunos do 1º ano do ensino fundamental pintaram ovos com ajuda dos “padrinhos” do 3º ano do ensino médio.

Redação e leitura

Os alunos do ensino fundamental da Escola Estadual República da Bolívia participaram de um jogo elaborado pela professora Andréa Correia de Oliveira. Eles leram textos com curiosidades sobre a Páscoa e tiveram que testar seus conhecimentos em uma brincadeira de perguntas e respostas.

A sala foi dividida em duas equipes e no fim todo mundo ganhou chocolate. “Eles ficaram motivados nas aulas, prestavam muita atenção nos textos”, conta a professora.

Leitura também contou pontos na Escola Estadual Brasílio Machado, onde foram realizados concursos de redação sobre a Páscoa nas salas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. No colégio, que tem ensino integral, os estudantes também fizeram ovos  e receberam a visita do coelho da Páscoa.

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Páscoa judaica

No Colégio Renascença, os alunos do 1º e do 2º ano participaram de uma caça ao tesouro sobre as principais etapas da festa de Pessach, a Páscoa judaica. Na atividade, os alunos tiveram que procurar pistas, responder perguntas e cumprir tarefas sobre o “seder”, a principal refeição de Pessach, que marca a saída do povo judeu do Egito.

“Através da brincadeira nós chegamos ao conteúdo pedagógico e ensinamos todo o contexto da festa judaica, trabalhamos com as imagens e os símbolos da festa”, explica Marli Ben Moshe, diretora da área judaica do Colégio Renascença.