Topo

Gama Filho: Justiça do Rio expede mandado de despejo ao Grupo Galileo

Do UOL, em São Paulo

13/05/2014 19h34

O  Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro determinou um mandado de despejo à Galileo Administração de Recursos Educacionais SA.

O grupo é responsável pela administração das UGF (Universidade Gama Filho) e UniverCidade (Centro Universitário da Cidade), descredenciadas pelo MEC (Ministério da Educação) em janeiro.

Publicado no Diário da Justiça Eletrônico do Estado do Rio de Janeiro no último dia 9, a decisão foi tomada por motivo de falta de pagamento. 

Segundo a assessoria de imprensa do TJRJ, o mandado de despejo envolve o campus da Universidade Gama Filho e o grupo tem o prazo de dez dias -- a partir da publicação da medida -- para interpor recurso. 

Entenda o caso

As polêmicas que envolvem a Gama Filho e a UniverCidade começaram em 2012, quando o MEC instaurou um processo de supervisão a partir de denúncias de irregularidades, deficiências acadêmicas e insuficiência financeira relacionadas ao início da gestão do grupo Galileo.

No início de 2013, com o processo em curso e a assunção de novos controladores do Grupo Galileo, a crise nas instituições se agravou com a deflagração de greve de professores, de funcionários e de estudantes por falta de pagamento dos salários e precarização das condições de oferta em ambas instituições.

Diante do descumprimento por parte da mantenedora do Termo de Saneamento de Deficiências acordado, o MEC instaurou, em dezembro de 2013, processo administrativo para aplicação de penalidades, com prazo de 15 dias para a defesa. Apresentada a defesa, o ministério analisou a manifestação e os demais elementos constantes da supervisão e concluiu pelo descredenciamento de ambas as instituições com o objetivo de preservar o interesse dos estudantes e da sociedade por uma educação superior de qualidade.