Topo

Sisu do meio do ano tem 1,1 milhão de inscritos; prazo termina às 23h59

Do UOL, em São Paulo

04/06/2014 19h33Atualizada em 04/06/2014 19h33

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do segundo semestre de 2014 registrava 1.114.410 candidatos inscritos às 19h desta quarta-feira (4). Os interessados precisam ficar atentos, já que o prazo termina às 23h59 de hoje. O cadastro deve ser feito exclusivamente no site www.sisu.mec.gov.br.

São ofertadas 51.412 vagas em 1.447 cursos. Participam do sistema 67 instituições: 38 universidades (estaduais e federais), 26 institutos federais, 2 Cefets e um centro universitário. A seleção será realizada com base nas notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013. Cada candidato pode fazer até duas opções de curso.

Podem participar Sisu os candidatos que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 e que tenham obtido nota acima de zero na redação. Segundo o MEC (Ministério da Educação), algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. "Neste caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer ao curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação", informou o órgão em nota.

Do total de vagas, 28.802 (56%) serão disponibilizadas na ampla concorrência, 21.142 (41%) fazem parte do sistema de cotas e 1.468 (3%) serão ofertadas em ações afirmativas próprias. 

UFF (Universidade Federal Fluminense), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) são as instituições com maior número de vagas. Os cursos com maior quantidade de vagas são pedagogia, administração e ciências biológicas. Confira aqui a lista com os dez cursos e as dez instituições que oferecem mais vagas. 

O estudante poderá concorrer a até duas opções de curso e, ao longo do período de inscrição, pode alterar essas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas poderão integrar a lista de espera.

A primeira chamada será divulgada no dia 6 de junho e a matrícula deve ser realizada entre os dias 9 e 13 do mesmo mês. A segunda chamada será publicada em 24 de junho, quando também será aberto o prazo para inscrição na lista de espera. 

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. A seleção tem duas edições a cada ano.