Fies

Ministério da Educação lança portaria do Fies para mestrado e doutorado

Mariana Tokarnia

Da Agência Brasil, em Brasília

O ministro da Educação, Henrique Paim, anunciou nesta terça-feira (1º) a extensão do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) à pós-graduação. Inicialmente, o MEC (Ministério da Educação) abrirá processo para a adesão das instituições e, posteriormente, para os estudantes. A inscrição manterá fluxo contínuo. Paim assinou a portaria que regulamenta a adesão das mantenedoras.

Segundo o MEC, a nova modalidade do Fies terá 31,6 mil potenciais beneficiários, matriculados em mais de 600 programas de pós-graduação stricto sensu ofertados por cerca de 170 instituições privadas.

"Existe uma demanda importante, principalmente de alunos de cursos de mestrado profissional", disse o ministro. Ele lembrou também que, com o PNE (Plano Nacional de Educação), o país tem o compromisso de elevar as matrículas da pós-graduação. "O financiamento vai ser um grande suporte para que se possa fazer essa ampliação. Por isso, temos que ter muito cuidado para que não só seja a feita a ampliação, mas que ela seja feita com qualidade", acrescentou.

Segundo Paim, o financiamento já estava previsto. Além disso, era demanda antiga do setor privado. A pasta informa, no entanto, que o Fies da Pós-graduação não atenderá a cursos de especialização, os chamados lato sensu, nem cursos de ensino a distância.

Alunos já contemplados com bolsas da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) pelo Prosup (Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares) não poderão solicitar o financiamento.

As regras do financiamento serão publicadas em portaria no Diário Oficial da União. A Capes não confirma se serão as mesmas da graduação.

De acordo com Paim, na graduação são 1,6 mil contratos formalizados pelo Fies até o momento. No ensino superior privado, 40% dos alunos são apoiados por programas como o Fies ou o Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo parciais ou integrais na graduação.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos