Topo

Ouvir sons durante o sono ajuda na aprendizagem, diz estudo

Do UOL*, em São Paulo

02/07/2014 19h08

Uma pesquisa realizada nas universidades suíças de Zurique e Fribourg mostra que ouvir sons durante o sono pode ajudar na aprendizagem de outra língua. A pesquisa foi feita com 60 voluntários que falam alemão e estavam aprendendo palavras em holandês.

De acordo os pesquisadores Thomas Schreiner e Björn Rasch, o método ajuda a reforçar a memória. "Nosso método é fácil de usar no dia-a-dia e pode ser adotado por qualquer pessoa", diz Rasch.

Durante o estudo, os voluntários aprenderam palavras holandesas às dez horas da noite. Em seguida, metade deles foi para a cama enquanto o vocabulário foi reproduzido sem acordá-los. Os demais estudantes ficaram acordados.

Às 2h, os pesquisadores testaram os dois grupos de voluntários. Os estudantes que tinham dormido conseguiram lembrar de mais palavras do que os que ficaram acordados. O resultado da pesquisa foi publicado na revista Cerebral Cortex.

Para os dois pesquisadores, o estudo traz novas evidências de que o sono ajuda a memória, e a exposição a sons seria uma forma de ativar o assunto aprendido durante o dia.

"Você pode ativar com sucesso apenas as palavras que aprendeu antes de ir dormir", alerta Schreiner. "Reproduzir palavras que você não sabe quando está dormindo não tem nenhum efeito”. Ou seja, ainda não encontraram uma fórmula mágica, e as horas de dedicação ao estudo ainda são a melhor forma de aprender.

*Com informações dos sites Science Daily e NY Daily News