Topo

Pais que buscam nova escola devem começar processo em agosto; veja dicas

Marcelle Souza

Do UOL, em São Paulo

15/07/2014 06h00

Quem deseja começar 2015 com o filho matriculado em uma nova escola deve começar a busca em agosto em São Paulo. Esse é o mês que as grandes escolas privadas abrem as portas para receber os pais de novos alunos, quando começam as entrevistas e pré-matrículas para as séries mais disputadas.

A procura deve começar com antecedência por dois motivos, dizem os especialistas: primeiro, porque essa é uma escolha delicada e precisa ser feita com muita calma pelos pais; e segundo porque quem deixa para procurar escola em dezembro pode ficar sem vaga, já que muitas turmas ficam completas em outubro e novembro.

“Os anos mais concorridos são 1º e 2º ano do ensino fundamental 1 e 5º e 6º ano do fundamental 2”, afirma Sylvana Ferreira, relações públicas do Colégio Humboldt, onde o processo de matrícula para novos alunos começa em agosto. “Se os pais procuram com antecedência, podem optar com calma pela escola”, diz. A escola, que é brasileiro-alemã, está localizada em Interlagos (zona sul de São Paulo).

“Dezembro pode ser tarde demais para procurar a escola, pois há um grande risco de o interessado ficar sem vaga”, afirma a diretora-geral pedagógica do Colégio Dante Alighieri, Silvana Leporace. No colégio, que fica no Jardim Paulista (zona oeste de SP), as atividades de encontro com os pais também começam em agosto. Há, porém, pais ainda mais prevenidos. Segundo a escola, alguns solicitam vagas para o maternal com anos de antecedência.

Além disso, várias escolas adotam processos que incluem agendamento de entrevista individual com os pais e avaliações com a criança (chamadas de vivência em sala de aula).

No Colégio Nossa Senhora de Sion, localizado em Higienópolis (região central da cidade), em setembro e outubro são realizadas entrevistas individuais e apresentação da escola para os pais interessados. “Dependendo da série, a criança passa por uma sondagem, que é realizada aos sábados”, diz Andreza Licastro. A confirmação de matrícula é realizada a partir de outubro, quando começa a ficar difícil encontra vagas nas séries iniciais do ensino fundamental.

Dicas

A secretária geral do Colégio Santo Américo, Sandra Esperança, afirma que os pais devem procurar os sites das escolas de interesse, onde podem encontrar informações relacionadas à matrícula, como forma de ingresso, documentos necessários e período de inscrição. Em seguida, é importante marcar uma visita na unidade de interesse. “É desejável que a família se identifique com a cultura da escola, ou seja, tenha os mesmos valores para que a história do filho nessa escolha seja bem-sucedida”, diz. O colégio fica na região do Morumbi (zona oeste de SP).

A representante do Humboldt concorda e diz que, em primeiro lugar, os pais precisam identificar na escola valores semelhantes aos da família. Em seguida, ela diz que é necessário levar em conta questões financeiras, de localização, além de infraestrutura, cursos extras e oferta de outros idiomas.

“Na visita à escola, os pais devem aproveitar para tirar todas as dúvidas, se possível conversar com coordenadores, e conhecer o espaço”, diz Andreza Licastro, do Sion. “Outra dica, é conversar com pais que tenham filhos no colégio para saber como é a rotina”, afirma.

“Ele tem que levar em consideração qual é projeto pedagógico, o material didático utilizado, o método de ensino e o que a escola oferece”, diz Cláudio Raimundo, diretor de marketing do Colégio Anchieta de São Bernardo (Grande SP), onde os novos alunos têm um acompanhamento pedagógico durante o período de adaptação.