Topo

Brasil conquista medalhas em olimpíadas internacionais de física e química

Da Agência Fapesp

01/08/2014 11h12Atualizada em 04/08/2014 15h40

Estudantes brasileiros conquistaram medalhas em dois eventos internacionais ocorridos em julho. Na 45ª Olimpíada Internacional de Física, realizada entre os dias 14 e 21 em Astana, no Cazaquistão, a equipe brasileira voltou com cinco medalhas de bronze. Já na 46ª Olimpíada Internacional de Química, que reuniu entre 20 e 29 de julho 300 representantes de 75 países em Hanói, no Vietnã, os estudantes conquistaram três medalhas de bronze.

Na olimpíada de física, o Brasil se classificou na 25ª posição entre os 85 países participantes. A seleção brasileira foi composta por Daniel Mitsutani, Matheus Carius Castro, Pedro Jorge Luz Alves Cronemberger, Gabriel Oliveira Martins e Victor da Rocha Sales.

O grande vencedor da olimpíada foi Xiaoyu Xu, da China, país que conquistou cinco medalhas de ouro. Os resultados podem ser conferidos aqui

Na olimpíada de química, obtiveram medalhas os estudantes Artur Souto Martins, Chan Song Moon e Kevin Eiji Iwashita.

Moon e Iwashita são egressos da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo e já conquistaram medalhas de ouro em competições paulistas e de prata na Olimpíada Brasileira de Química. Agora eles tentarão obter o ouro na 19ª Olimpíada Ibero-americana de Química, que ocorrerá em outubro em Montevidéu, no Uruguai.

Mais informações sobre a Olimpíada Internacional de Física podem ser obtidas no site www.ipho2014.kz/index. Dados sobre a Olimpíada Internacional de Química estão em www.icho2014.hus.edu.vn/