Topo

Passe livre será implantado em até 30 dias em caráter experimental em Natal

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

19/08/2014 19h50

A prefeitura de Natal deverá implantar em até 30 dias o sistema de passe livre para beneficiar alunos da rede pública com transporte coletivo gratuito. O anúncio foi dado nessa segunda-feira (18), após a definição de outras medidas para garantir a segurança no transporte coletivo em Natal e região metropolitana.

Ainda não se sabe o número de estudantes beneficiados com o passe livre. Atualmente, 12 mil estudantes de educação infantil não pagam passagem no sistema de transporte da cidade. A rede municipal de ensino tem 54 mil alunos matriculados. Os requisitos para obter o passe livre é residir a uma distância mínima de mais de 1km da escola e frequentar as aulas regularmente.

Os primeiros estudantes beneficiados serão os alunos da Escola Municipal Irmã Arcângela, localizada em Igapó, na zona Norte de Natal, que vão testar o sistema de bilhetagem eletrônica com o passe livre para depois os demais estudantes da rede municipal que estiverem dentro dos requisitos serem inclusos no sistema.

“Para isso, o aluno assinará um termo informando que reside há mais de mil metros da escola, na condição de adulto, ou o pai subscreverá o documento, no caso do aluno ser menor de idade”, informou a prefeitura de Natal.

Segundo a prefeitura, novos cartões serão confeccionados e uma nova tecnologia implantada nos ônibus. O atual sistema de bilhetagem eletrônica foi implantado há nove anos e é incompatível com o Passe Livre.

Serão instalados 80 equipamentos de carregamento de créditos nas 72 escolas municipais - oito a mais do que o número de unidades escolares para ficarem na reserva caso alguma das máquinas apresente defeito.

O estudante que foi contemplado com o passe livre receberá um cartão com 44 créditos por mês para o trajeto casa-escola-casa, porém caso haja atividades extras haverá a possibilidade de mais 16 créditos adicionais.

Os créditos serão armazenados para serem utilizados por semana e a renovação ocorrerá de acordo com a frequência escolar do estudante.

Atualmente, a rede municipal de ensino abriga 54 mil alunos, sendo 12 mil de educação infantil, que não pagam passagem no sistema de transporte da cidade.

A Escola Municipal Irmã Arcângela tem 1.500 alunos matriculados e é a maior unidade escolar da rede municipal de ensino.

A prefeitura informou que o passe livre também deverá ser disponibilizado no transporte alternativo, neste caso, o Sitoparn (Sindicato dos Transportes Alternativos) terá que se adaptar à nova tecnologia.