Topo

Prefeitura de Jundiaí (SP) multa editora de didático com erro de português

No livro de geografia distribuído para a rede municipal de Jundiaí, Acre, Espírito Santo e Minas Gerais aparecem com o nome grafado errado - Reprodução/Facebook
No livro de geografia distribuído para a rede municipal de Jundiaí, Acre, Espírito Santo e Minas Gerais aparecem com o nome grafado errado Imagem: Reprodução/Facebook

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Americana

22/08/2014 15h56

A Prefeitura de Jundiaí multou em R$ 23,2 mil a editora Mathema, responsável pela elaboração e distribuição de 4 mil livros didáticos do Ensino Fundamental que continham erros de informação e de ortografia. O problema havia sido apontado por uma mãe de aluno de uma escola municipal em abril e já foi resolvido.

Entre os erros no material, em uma das páginas do material, o nome do Estado do Espírito Santo aparece grafado como "Espiritu Santo". O Estado do Acre aparece com acento e Minas Gerais aparece como "Minas Gertais". Na região Nordeste, que tem nove Estados, apenas quatro são identificados. Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Sergipe não foram indicados no material e o Distrito Federal não aparece.

De acordo com o despacho emitido pela Secretaria de Educação, a pena de multa é de 10% do valor do valor pago pela empresa pelo material, em contrato firmado no começo do ano. Os livros fazem parte da Coleção Ciranda e as páginas com problemas foram substituídas pela empresa quando a denúncia, que partiu de pais de alunos, foi feita.

“Apesar do fato não ter acarretado prejuízo no aprendizado dos nossos alunos, a penalidade era prevista, uma vez que compramos o serviço perfeito. Qualquer falha, portanto, era de responsabilidade da fornecedora”, comentou o secretário de Educação, vice-prefeito Durval Orlato.

O contrato da Prefeitura com a Mathema vai até o final do ano. Além de fornecimento de livros para a Educação, a empresa é responsável por promover capacitações para professores da rede municipal de ensino.

A autora da denúncia foi  mãe de aluno Vanessa Marques, 34. "Meu filho trouxe para casa o livro didático, oferecido pela Secretaria de Educação de Jundiaí. Que já chegou com um enorme atraso. Quando fui folhear o livro, percebi esse enorme erro no mapa geográfico do Brasil. É uma vergonha", disse ela, na ocasião. Ela disse que falou diretamente com a secretaria da Educação da cidade ao perceber o problemas, mas que foi ignorada. Decidiu, então, disponibilizar as imagens com os erros na rede social Facebook.

Ela foi informada da multa pela reportagem do UOL. “Acho que a prefeitura fez isso para dar uma satisfação. Mas o que eu queria quando fiz a denúncia era resolver o problema”, disse. Ela afirmou que a página com a informação correta foi colada em uma semana depois da matéria ser publicada pelo UOL, em abril.

Outro lado

A reportagem ligou, na manhã e na tarde desta sexta (22), para a sede da editora Mathema. Foi informado que apenas a dona da editoria falaria sobre o assunto, mas que ela não se encontrava na editora no momento. O contato da reportagem foi deixado com uma secretária, que afirmou que a dona iria retornar a ligação. Isso não ocorreu até a publicação da matéria.

Na ocasião que o erro foi reportado, a editora informou, em nota, que “já havia detectado dois erros ortográficos no material de história e geografia” e que a empresa providenciou “a imediata correção e retificação da página, antes mesmo de sermos alertados por uma leitora", disse. Segundo a instituição, apenas o município de Jundiaí recebeu material educativo com erro. "Os dois revisores das disciplinas que erraram já foram devidamente desligados", disse a empresa, em nota.