Topo

Ideb na 8ª série: 19 Estados ficam com nota abaixo da meta nacional

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

05/09/2014 19h54Atualizada em 07/09/2014 12h53

Nos anos finais do ensino fundamental (5ª série a 8ª série), 19 Estados não atingiram a meta nacional de qualidade de 4,4 do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgado nesta sexta-feira (5). Alagoas foi o Estado que apresentou maior diferença no índice, com nota de 3,1. 

Por ordem decrescente, os estados que  também integram a lista são: Sergipe, Bahia, Paraíba, Pará, Amapá, Maranhão, Rio Grande do Norte, Roraima, Pernambuco, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Piauí, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná.

As demais UFs (Unidades Federativas) tiveram notas iguais ou acima do nível de qualidade nacional. Minas Gerais foi a que teve o melhor desempenho, com nota 4,8.

Os dados mostram também que o Brasil só conseguiu bater a meta de qualidade nos primeiros anos do ensino fundamental. Nas demais séries, as notas foram insatisfatórias e o país não atingiu as projeções feitas para 2013. O Ideb do segundo ciclo do ensino fundamental foi de 4,2.

A única fase que conseguiu atingir a meta do MEC foi a primeira etapa do ensino fundamental (da 1ª a 4ª série), que tirou 5,2. A meta de qualidade era de 4,9. Em 2011, o Ideb do primeiro ciclo do ensino fundamental foi 5,0.

Ensino médio

No ensino médio, os alunos tiraram 3,7 na avaliação divulgada hoje -- a mesma nota do ano do Ideb 2011. Sem avanços, o país não conseguiu alcançar a meta de 3,9 projetada para 2013.

Além disso, as notas do ensino médio de treze Estados tiveram queda no Ideb de 2011 para 2013. São eles: Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Roraima, Tocantins, Amazonas, Amapá, Maranhão, Bahia e Mato Grosso.

O Ideb é divulgado a cada dois anos e leva em conta os resultados da Prova Brasil. São disponibilizadas as notas para os anos iniciais (1ª a 4ª série) e finais (5ª a 8ª série) do ensino fundamental e para o ensino médio.