Topo

Nota do ensino médio cai em treze Estados, segundo dados do Ideb 2013

Suellen Smosinski

Do UOL, em São Paulo

05/09/2014 15h15

As notas do ensino médio de treze Estados tiveram queda no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2011 para 2013, segundo dados publicados pelo MEC (Ministério da Educação) nesta sexta-feira (5). São eles: Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Roraima, Tocantins, Amazonas, Amapá, Maranhão, Bahia e Mato Grosso.

Nove unidades da federação tiveram aumento na nota: Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Espírito, Piauí, Alagoas e Pará. Já São Paulo, Acre, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte tiveram a mesma nota do ano anterior. 

Os dados incluem notas das redes pública e privada. Se considerada somente as notas da rede estadual pública, 16 Estados tiveram queda no Ideb 2013.

No Ideb 2011, a nota do ensino médio já havia caído em nove Estados e foi considerada um dos piores índices da avaliação. Na época, Aloizio Mercadante (então ministro da Educação e atualmente da Casa Civil), disse que iria se reunir com as 27 secretarias estaduais para discutir os resultados. Após a reunião, Mercadante anunciou que seria firmado um “pacto nacional” com os governos estaduais para melhorar a qualidade do ensino médio. A política não repercutiu no índice divulgado hoje.

O Ideb é divulgado a cada dois anos e leva em conta os resultados da Prova Brasil. São disponibilizadas as notas para os anos iniciais (1º ao 5º anos) e finais (6º ao 9º anos) do ensino fundamental e para o ensino médio. 

Outro indicador usado para avaliar o desempenho do ensino médio é o Enem por Escola, feito com base nas notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).