Topo

Professores da USP decidem suspender greve; aulas voltam na segunda-feira

Do UOL, em São Paulo

18/09/2014 14h55Atualizada em 18/09/2014 15h22

Os professores da USP (Universidade de São Paulo) decidiram, em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (18), suspender a greve que durou quase quatro meses. As aulas serão retomadas na segunda-feira (22).

Na sexta-feira (19), os servidores realizam uma assembleia para decidir se também suspendem a paralisação.

Ontem (17), representantes da USP e do Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP) chegaram a um acordo em audiência de conciliação realizada no TRT (Tribunal Regional do Trabalho). Segundo o acordo, os funcionários deverão repor as horas paradas até o fim do ano letivo, em 12 de dezembro, com o limite de uma hora extra por dia.

Outra recomendação feita pelo TRT é de que sejam pagos vale-refeição e vale-transporte dos funcionários que faltaram e não foram contemplados com o benefício. A reposição das horas não trabalhadas era o principal impasse para o fim da greve.

Abono e reajuste

O Conselho Universitário da USP (Universidade de São Paulo) aprovou, em reunião realizada na terça (16), o abono salarial de 28,6% para funcionários e professores da instituição. O pagamento é referente à reposição dos salários que deveriam ter sido reajustados em maio. 

Segundo a assessoria de imprensa da USP, ainda não há data para o pagamento do abono. 

No começo do mês, o conselho de reitores das três universidades estaduais de São Paulo ofereceu 5,2% de reajuste para professores e servidores. O aumento deve ser dividido em duas parcelas - a primeira neste mês e a segunda em dezembro. Esse valor cobre apenas a perda inflacionária do último ano. Os sindicatos já aceitaram o reajuste.