Topo

Campinas: Alunos da Unip conseguem na Justiça direito de fazer Enade

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Americana

22/09/2014 19h30Atualizada em 23/09/2014 17h53

Um grupo de sete alunos do curso de arquitetura da Unip (Universidade Paulista) de Campinas conseguiu, na Justiça Federal, um mandado de segurança que garante a eles o direito de serem inscritos para o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) este ano.

Reprovados em duas disciplinas, eles estavam barrados de fazer o exame. Como a Unip ainda iria determinar a data para o cumprimento dessas matérias, a formatura do grupo poderia sofrer atraso entre seis meses e um ano.

Com a decisão, os estudantes poderão cursar matérias em dependência ao mesmo tempo que cursam a grade curricular normal no décimo semestre do curso, o que os habilita para prestarem o Enade neste ano.

Reprovações colocadas em dúvida

Segundo a Justiça, há indícios de que as reprovações seriam intencionais, para que esses alunos não realizassem o exame nacional. A estratégia da instuição seria selecionar apenas os melhores alunos para fazer a prova -- que deveria ser aplicada a todos os formandos -- e, com isso, aumentar seu conceito na avaliação. O resultado do Enade é utilizado pela Unip e outras instituições como atrativo em seu material publicitário.

“Existem alegações gravíssimas nos autos acerca da conduta da universidade Unip tendente a selecionar candidatos que, a seu critério, seriam mais bem qualificados para a prestação da prova do exame do Enade. Nesse sentido, existem elementos de prova bastante convincentes nos autos, como e-mails trocados pelo coordenador de propaganda e marketing (…) com instruções e métodos de reprovamento de alguns alunos que poderiam fazer a nota da universidade cair no exame Enade”, diz o juiz Renato Câmara Nigro, responsável pela decisão, na sentença.

Segundo os estudantes, a universidade teria forçado reprovas no nono semestre. “Em uma sala com 18 alunos, 13 foram reprovados na disciplina TFG no nono semestre e 11 foram reprovados na disciplina arquitetura e urbanismo integrado. Todos eles são alunos com notas medianas. A Unip não esclareceu os motivos da reprovação e nem especificou os critérios para as notas”, afirma Danilo Godoy Andrietta, advogado da Martins, Rossi & Andrietta, que representou o grupo.

Uma das alunas atendidas por Andrietta, que pediu para não ser identificada, é mais direta na análise. “Eles barraram os alunos que achavam que não seriam brilhantes no Enade para evitar que a nota da escola fosse prejudicada. Com isso, poderiam ter prejudicado a vida de todas essas pessoas, que ficaria parada por um semestre pelo menos”, informa.

Outro lado

Procurada, a Unip informou, em nota, que os alunos foram matriculados no Enade e nas disciplinas em dependência antes de a instituição ser oficialmente comunicada da decisão judicial. O pedido dos alunos à Justiça foio feito em julho e a matrícula dos estudantes, segundo a Unip, em 5 de agosto, sendo a notificação à universidade realizada em 14 de agosto.

A instituição esclareceu ainda que"as matrículas, assim como as dependências, são realizadas de acordo com o Regimento Geral da Universidade".

A Unip foi questionada sobre a declaração da Justiça Federal, que vê “elementos de prova bastante convincentes nos autos” que comprovariam supostas práticas de retenção de alunos para que eles não façam o Enade, mas não se pronunciou sobre esse assunto.