Topo

Ladrões invadem escola no RS, furtam equipamentos e deixam bilhete irônico

Criminosos deixaram bilhete após furtar escola estadual em Gravataí (RS) - Arquivo pessoal
Criminosos deixaram bilhete após furtar escola estadual em Gravataí (RS) Imagem: Arquivo pessoal

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

06/10/2014 18h30Atualizada em 10/10/2014 17h42

Ladrões invadiram uma escola na madrugada desta segunda-feira (6), na região metropolitana de Porto Alegre, e, não bastasse terem causado um prejuízo de R$ 15 mil em material, deixaram um bilhete: "Obrigado pela bíblia e o desculpo por tudo. Ass.: eu".

O furto ocorreu na Escola Estadual José Maurício, no bairro Barnabé, em Gravataí, cidade vizinha a Porto Alegre. E o arrombamento foi notado nesta manhã, quando os primeiros professores chegaram ao local.

Os criminosos entraram no prédio por uma janela. Lá dentro, quebraram divisórias, arrancaram fios e destruíram a central de internet, o que impossibilita que a instituição tenha acesso ao banco de dados, que é integrado com a secretaria Estadual de Educação.

As aulas na José Maurício foram suspensas, mas devem ser retomadas até o fim da semana. Cerca de 1,2 mil alunos estão sem atividades escolares.

No furto, foram levados computadores, eletrônicos, dinheiro, pertences pessoais dos professores, câmeras de segurança e uma até uma bíblia.

"Deixaram um bilhete irônico, desaforado, mal escrito, que é só um recado para dizer que eles entram aqui a hora que querem. A gente não tem segurança de nada", lamenta a vice-diretora Viviane Soster.

"Ontem [domingo, 5] a escola funcionou como zona eleitoral. Ela estava muito aberta e, de repente, os ladrões puderam vir aqui e visualizar bem o que tinha em cada setor", disse Viviane.

Segundo ela, no feriado de Páscoa o colégio foi invadido. "Pelo menos daquela vez foi mais é vandalismo. Não levaram nada."

Apesar do furto, a professora elogia a patrulha escolar: "Sempre quando chamamos, eles vêm". Entretanto, se queixa da falta de segurança na região. É uma zona de tráfico de drogas. E estão ocorrendo muitos assaltos. Nossos alunos, especialmente os da noite, frequentemente são roubados."