Topo

Inscrições para 15º Exame da OAB terminam às 23h59 desta segunda

Do UOL, em São Paulo

13/10/2014 10h39

As inscrições para o 15º Exame de Ordem Unificado da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) podem ser realizadas até as 23h59 desta segunda-feira (13). O cadastro deve ser feito pelo site oab.fgv.br. A primeira fase (objetiva) será no dia 16 de novembro e a segunda etapa deve ser realizada em 11 de janeiro de 2015.

A taxa de inscrição custa R$ 200. Segundo o edital do concurso, todos os inscritos poderão reimprimir o boleto bancário, caso necessário, no máximo até as 23h59 do dia 22 de outubro, quando este recurso será retirado do site da FGV, para pagamento neste mesmo dia, impreterivelmente. Não serão enviados boletos para a casa dos candidatos. 

Os inscritos também podem solicitar o reaproveitamento da nota da primeira fase do 14º Exame de Ordem. Os pedidos serão aceitos entre os dias 18 e 25 de novembro, também pelo site da FGV. Veja aqui mais informações sobre o reaproveitamento de nota.

A prova objetiva, de caráter eliminatório, é composta de 80 questões sobre direitos humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, direito ambiental, direito internacional, filosofia do direito, bem como Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.

Já a segunda fase é composta de uma peça profissional e quatro questões escritas discursivas de uma das seguintes áreas: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.

A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de direito do último ano do curso de graduação em direito ou dos dois últimos semestres.