Topo

Enem 2014: Candidatos de São Paulo alternam entre nervosismo e confiança

Daniel Mello

Da Agência Brasil

08/11/2014 16h18

A abertura dos portões para o início das provas do Enem 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio) causou nervosismo na estudante Lídia Souza, 24 anos. “Não estava nervosa até agora há pouco, mas foi só ver o portão que já mudou”, contou a jovem que pensa em cursar psicologia.

Na porta da Uninove (Universidade Nove de Julho), na zona oeste paulistana, ela contou que estava apreensiva com as questões de biologia e com a redação. “Tem um tempo que estou sem estudar”, admitiu Lídia, que é formada em administração.

Caso não consiga nota suficiente para ingressar em uma universidade pública ou particular, pelos programas de financiamento estudantil, ela pretende usar a experiência como preparação para prestar concursos públicos.

Mais confiante, Camila Apolinário, 19 anos, disse que está há dois anos estudando intensivamente para o exame. “Estudei muito. Agora, é gabaritar”, brincou a jovem que quer cursar medicina. “Sonho com isso desde criancinha, agora vou realizar”, destacou a estudante que pretende cuidar de crianças com câncer. “É uma área que acho meio escassa de médicos. E eu acho lindo”, completou.

Ao seu lado, a amiga Marcela Rezende, 19 anos, também vem fazendo esforços para conseguir ingressar no curso de arquitetura. “Ano passado a gente não estudou muito”, disse, incluindo Camila na confissão. “Mas este ano, eu não vivi. Dedicação total”, ressaltou a jovem que quer conquistar uma vaga na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “O Rio é maravilhoso”, disse ao explicar as razões da escolha, além da tradição da instituição.

O supervisor Antonio Sérgio dos Santos, 48 anos, vai fazer o Enem para para tentar obter o certificado de conclusão do ensino médio. “Depois quero fazer a faculdade de direito, um grande sonho meu”, contou.

Alguns sonhos, no entanto, acabaram barrados no portão, fechado pontualmente às 13h. Foi o caso de Lucas Afonso de Souza, 17 anos. “Agora só esperar o ano que vem. Mas eu não vou desistir, porque a vida é assim mesmo: a gente perde e conquista novamente”, declarou o rapaz que, apesar de morar próximo ao local da prova, no bairro do Limão (zona norte), não conseguiu sair com a antecedência necessária. “Fui cortar o cabelo e por isso acabei perdendo a hora”, explicou.