Enem

Enem 2014: Questão de biologia pode ter duas respostas, dizem professores

Do UOL, em São Paulo

O primeiro dia de provas do Enem 2014 foi realizado neste sábado (8) e cobrou conhecimentos nas áreas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. Segundo professores do Curso e Colégio Objetivo, a questão 62 da prova amarela causou dúvidas entre os candidatos por ter duas alternativas possíveis.

"Com certeza os candidatos tiveram dificuldades para responder essa questão, que fala sobre branqueamento e morte de corais. Os nossos professores acreditam que as alternativas A e E acabaram confundindo os participantes", disse Giuseppe Nobilioni, coordenador de matemática do Objetivo.

Nível médio para difícil

De acordo com a avaliação dos professores do Objetivo, as partes de física e química foram bem conceituais e difíceis. "Os textos exigiam muita interpretação e um bom conhecimento [dos candidatos]. Abrangeu quase todo o programa, coisa que não aconteceu nos anos anteriores", explicou Nobilioni.

As questões de ciências humanas foram consideradas de nível médio. "História e geografia ficaram dentro do previsto, mas não foi só ler e interpretar. Sociologia e filosofia, por exemplo, tiveram textos de difícil interpretação. Se o candidato não tivesse um conhecimento prévio ficaria difícil para responder", afirmou o coordenador.
 

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos