Topo

Enem 2014: Ebola e Golpe Militar são apostas de candidatos em BH para a redação

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

09/11/2014 11h54

Candidatos que irão fazer o segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), neste domingo (9), na PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) declararam ao UOL Educação quais assuntos acham que pode ser cobrado no tema da redação, que será aplicada na tarde de hoje.

Não houve uma unanimidade entre os tópicos apresentados pelos participantes, mas os mais citados foram o vírus ebola, a redução da maioridade penal e o golpe militar de 1964, que completou 50 anos em 2014. O local de prova fica no bairro Coração Eucarístico, na região noroeste da capital mineira. 

Para Cristiano da Silva Cândido, 17, o tema da redação deverá ficar entre o vírus ebola e a Copa do Mundo, realizada neste ano no país.

Anderson Guimpel, 40, também apostou que o ebola será cobrado. Ele afirmou ter se saído bem no primeiro dia de provas, realizado neste sábado (8). “Pelo gabarito que o UOL soltou, eu acertei 70%. Estou muito confiante”, disse, referindo ao gabarito extraoficial publicado pelo UOL Educação.

Célia Maria da Silva, 50, aposta suas fichas em temas distintos. “Eu acho que será cobrada a corrupção na Petrobras ou algum assunto relacionado à reforma agrária”, revelou.

Crise hídrica e eleição   

A candidata Glauci Maria do Vale, 53, afirmou que tem certeza que deverá discorrer na redação sobre a crise hídrica ou sobre a eleição deste ano. “Acho que pode ser um dos dois temas. A falta de água está afetando o país inteiro. Já na eleição, teve muita agressão entre os candidatos Dilma Rousseff (PT) e o (senador) Aécio Neves (PSDB-MG)”, disse.

Célia Carvalho dos Santos, 18, aposta também na crise hídrica, mas acrescentou que podem ser cobrados a homofobia ou o golpe militar de 1964.

Ao lado dela, Átila Augusto Carvalho, 17, disse que tem em mente os assuntos relativos ao racismo e à sustentabilidade. “Talvez apareça o tema da redução da maioridade penal, mas creio que ficará entre esses dois temas”, afirmou.

A jovem Bárbara Laleska, 18, disse crer nos temas golpe militar de 1964 e redução da maioridade penal. Gabriel Conselheiro, 18, também acha que cairá a redução da maioridade penal, mas acrescenta que o ebola tem boas chances de cair redação.

Já Egléia de Oliveira Santos, 64, revelou que a sustentabilidade pode ser o tema da redação. “Acho também que um assunto que poderá cair é sobre o poder dos jovens na época atual”, disse.

O marco civil da Internet e o golpe militar de 1964 foram citados por Cinara Alves, 19, que afirmou ter mais temor em fazer a redação. A amiga Daniella de Oliveira, 18, disse que a legalização do aborto e o papel da mulher na sociedade poderão ser os assuntos escolhidos.