Topo

Provas do Enem 2014 estão encerradas em todo o país

Do UOL, em São Paulo

09/11/2014 18h31Atualizada em 09/11/2014 18h36

O segundo e último dia de provas de Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 terminou oficialmente às 18h30 (horário de Brasília). Neste domingo (9), os inscritos tiveram 5h30 para responder 90 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Além das perguntas, os candidatos também deveriam elaborar uma redação sobre o tema "Publicidade infantil em questão no Brasil".

Segundo professores ouvidos pelo UOL, o tema da redação deste ano foi pertinente e exigia uma argumentação "menos radical" dos candidatos.

Na manhã deste domingo, o Inep, órgão responsável pela prova, lamentou o suposto vazamento do tema da redação - boatos nas redes sociais diziam que o tema seria racismo no futebol. 

Professores do Curso e Colégio Objetivo farão a correção online do segundo dia de prova a partir das 19h. O candidato poderá acompanhar no UOL, em tempo real, o gabarito extraoficial das questões, a resolução comentada de cada pergunta e o padrão esperado para a redação da prova.

Primeiro dia 

O primeiro dia de provas foi marcado pela morte de uma candidata. Em Olinda (PE), a candidata Edvânia Florinda de Assis, 31, morreu minutos depois de entrar no Colégio Santa Emília, no bairro de Jardim Atlântico, onde realizaria a prova. Segundo laudo do IML (Instituto Médico Legal), ela foi vítima de um edema agudo pulmonar.

Houve também alguns atrasos de candidatos: uma candidata que chorou, um grávida que pulou o muro de escola e um marido de uma eliminada querendo derrubar portão. Em Brasília, duas candidatas que chegaram atrasadas pularam o muro e foram eliminadas do exame.

Quanto às questões, os professores acharam que o exame exigiu domínio do conteúdo e boa interpretação dos candidatos. Os professores de cursos pré-vestibulares ouvidos pelo UOL disseram que o primeiro dia de provas do Enem 2014 teve boa diversidade de temas e cobrou dos candidatos uma combinação de conhecimento e boa interpretação.

Uso de celular

Neste sábado, 65 candidatos foram eliminados por usarem celular durante o exame. Fotos de supostos cadernos de prova foram publicados nas redes sociais durante o dia. O uso de celulares e de outros equipamentos eletrônicos durante a realização do exame é proibido. Segundo o MEC (Ministério da Educação), foram usados mais de 17 mil detectores de metal para identificar equipamentos eletrônicos.